28/08/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Campanha fortalece ações voltadas para a promoção dos direitos infanto-juvenis

Um sistema de parcerias desenvolvido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) já beneficiou 4.985 meninas e meninos de todo o Brasil, desde 2008. A Campanha Nacional leva o nome de "Uma Ação para Crianças" e, até o final de 2010, continuará firmando parcerias com entidades voltadas para a garantia dos direitos da criança e adolescente.

Ana Carolina de Andrade Pinto, assessora de Mobilização de Recursos da CESE, explicou o intuito da Campanha. "Nossa intenção é mobilizar a sociedade para apoiar projetos sociais e fortalecer as entidades que trabalham com o público infanto-juvenil", diz.

A consolidação das parcerias acontece de maneira simples, basta que a entidade interessada envie para a CESE um projeto voltado para crianças e adolescentes, contendo o valor necessário para ser executado. Feito isso, a entidade precisa formar um grupo e desenvolver ações para arrecadar a metade do valor do orçamento.

A Coordenadoria entra como parceira e fornece os materiais, e as orientações necessárias, além de dobrar o valor arrecadado. Segundo Ana Carolina, podem se inscrever entidades ou iniciativas que beneficiam a população infanto-juvenil direta ou indiretamente.

Todo o trabalho da Coordenadoria Ecumênica é voltado para o campo de direitos humanos, sendo assim a Campanha foi planejada e está sendo executada para auxiliar na superação das injustiças sociais no campo da educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, e distribuição de renda, enfim, ações voltadas para defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Desde o início da Campanha, já foram realizadas ações de arrecadação em todo o país, que vão desde bazares, passando por festivais de torta até pedágios. Todo tipo de mobilização social é válida para arrecadar recursos e assim beneficiar crianças e adolescentes. De 2008 para cá, mais de 25 mil reais foram arrecadados e dobrados e 10 iniciativas receberam apoio.

Um dos projetos bem sucedidos que foi apoiado veio de Rondonópolis (MT). Na região, a Comissão Pastoral da Terra percebeu a necessidade de incentivar mais a leitura entre crianças e adolescentes. Para arrecadar o dinheiro, o grupo criou a barraca de alimentos, no Simpósio de Agroecologia na comunidade. A atividade rendeu R$ 3 mil e a CESE dobrou o valor.Ao todo, 700 crianças e adolescentes foram beneficiados com 20 bibliotecas ambulantes.

A CESE

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço trabalha há 36 anos apoiando movimentos e organizações que lutam pela garantia de direitos no Brasil. Sua coordenação é composta por cinco Igrejas que lutam pela promoção, garantia e defesa de Direitos, Justiça e Paz. As atividades apoiadas pela CESE visam fortalecer organizações da sociedade civil, sobretudo as populares, voltadas para a promoção da cidadania, desenvolvimento econômico viável, acesso democrático aos recursos naturais e respeito à diversidade cultural.

Para saber mais sobre a Campanha acesse www.cese.org.br.

Por: Adital