16/07/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Jornalistas preparam propostas à Conferência de Comunicação

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) realiza, no próximo final de semana (18 e 19), o Seminário Nacional dos Jornalistas. O evento — que é preparatório à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) — acontece no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Rua Rego Freitas, região central da capital paulista.

Para instrumentalizar e capacitar as lideranças da categoria para esse processo de debate, o seminário deve contar com dirigentes da Fenaj, da Comissão Nacional de Ética e dos Sindicatos de Jornalistas, além de representantes de entidades envolvidas na luta pela democratização da comunicação — como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e TV (Fitert).

O objetivo das mesas é discutir e elaborar propostas de políticas públicas para as comunicações, aprofundando, entre os jornalistas, debates sobre questões centrais que estarão em disputa na Confecom. Devem sobressair temas como controle público e marco regulatório, sistemas público, estatal e privado e liberdade de expressão.

Assuntos diretamente ligados ao jornalismo — como Lei de Imprensa, Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) e regulamentação profissional — também estão previstos. Da mesma forma, haverá debates sobre regionalização, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, digitalização e convergência tecnológica nas comunicações, entre outros temas.

A organização dos debates do evento segue a lógica da proposta defendida pelo FNDC para a 1ª Confecom, que se estruturou em três eixos estratégicos: Meios (tendo como prisma a mudança do analógico para o digital), Cadeia Produtiva (do consumidor ao cidadão) e Sistemas (do perfil corporativo para o controle público).

Veja abaixo a programação do seminário

Dia 18/07/2009 - sábado

9h – Credenciamento

10h – Saudação dos presidentes da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas/SP

10h15 - Mesa de abertura: A disputa política na Confecom e os cenários brasileiros (Conferencistas: Celso Schröder, coordenador nacional do FNDC vice-presidente da Fenaj e presidente da Fepalc; Juliano Carvalho - vice-presidente do FNPJ)

14h - Mesa Temática 1: Os trabalhadores da comunicação e a Confecom (Palestrantes/debatedores: Beth Costa, diretora da Fenaj; Petrônio Lucas do Espírito Santo, vice-coordenador da Fitert; e Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT)

17h - Mesa Temática 2: O FNDC e a Confecom. Controle Público, Marco Regulatório e outras questões centrais — as propostas do Fórum. (Palestrantes/debatedores: Celso Schröder; Roseli Goffman, diretora do Conselho Federal de Psicologia e integrante da executiva do FNDC)

Dia 19/07/2009 - Domingo

9h - Mesa Temática 3: Liberdade de Expressão e Jornalismo na Confecom (Expositores: Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj; Celso Schröder; José Carlos Torves, diretor da Fenaj; e Valci Zuculoto, diretora da Fenaj)

14h – Encaminhamentos

Por: Fenaj