16/07/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Projeto vai reutilizar óleo de frituras para produzir sabão

Em Cuibá, Projeto Cidadania e Meio Ambiente vai reutilizar óleo de frituras para produzir sabão

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está iniciando, junto às comunidades de Cuiabá, um projeto de coleta e reutilização do óleo de cozinha para produzir sabão em barra, líquido e em pó. Trata-se do projeto “Cidadania e Meio Ambiente”, que tem como finalidade a preservação do meio ambiente e a geração de renda para as famílias cuiabanas.

Coordenado pela Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC), da Sanecap, o projeto está em fase de implantação e será levado às quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste). O gerente da ASLC, João Valadares Lira, explica que serão montadas quatro cooperativas de mulheres para participarem do projeto. “A mobilização para cadastrar as famílias está iniciando. Estamos convidando para serem parceiras os Clubes de Mães do Coxipó, (abrange os bairros da região sul), e de Cuiabá (abrange os bairros das regiões norte, oeste e leste)”.

A intenção é envolver aproximadamente 30 bairros por região, o que representa a participação de mais de 120 bairros de Cuiabá e uma média de 7.500 mulheres.

Segundo João Lira, com esse projeto a Sanecap está cumprindo o seu papel no que diz respeito a responsabilidade social. “Vamos coletar a gordura que é jogada fora para transformá-la em sabão, ou seja, em renda para as famílias, com isso estaremos contribuindo com a preservação de rios, córregos, nascentes e lagoas, além de evitar transtornos às redes de esgotamento sanitário domiciliar”.

O projeto vai contar com a parceria do Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep) e da Associação das Cooperativas do Estado de Mato Grosso (Ocemat).

Por: 24 horas News