10/07/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Turismo registra crescimento de 76%

Pesquisas mostram o desempenho do setor e ajudam a traçar o perfil do consumidor

O turismo cresceu 76% em cinco anos e gerou 900 mil empregos no mesmo período, de 2000 a 2005. As estatísticas revelam o retrato do segmento no Brasil. Durante o Núcleo do Conhecimento, no 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, os estudos entraram na pauta de discussões. “Estamos caminhando para desvendar os mistérios da estrutura de economia do turismo brasileiro”, afirmou diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

Ele ressaltou a importância dos estudos sobre o setor. São trabalhos assinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). “O turismo obedece de forma cíclica o comportamento do conjunto da economia brasileira”, concluiu o técnico do IBGE Guilherme Telles com base no estudo "Economia do Turismo: Análise das Atividades Características de Turismo".

Roberto Zamboni, do Ipea, assinalou que mais importante que discutir a participação do turismo na economia é observar o dinamismo do setor e sua contribuição para o desenvolvimento das regiões. O estudo sobre o mercado de trabalho nas Atividades Características do Turismo (ACT) mostra, por exemplo, que os empregos do setor foram menos afetados pela crise econômica em relação a outros segmentos. O 4º Salão do Turismo terminou no dia 5, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Por: ASCOM Ministério do Turismo