04/06/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Palestra sobre Ecologia Humano esteve na Escola João Bazet

No último dia 4 de junho, a palestra sobre Ecologia Humana esteve na Escola João Bazet, no Perisê, em Nova Friburgo. O Jornal Século XXI, através de seu editor Dib Curi, está levando às escolas o entendimento e a compreensão da Ecologia Humana, um novo campo de saber que está se construindo desde a chegada da consciência ambiental à nossa sociedade.Para Dib Curi, "na Ecologia Humana se encontram todas as bases conceituais necessárias para a transformação da sociedade."

Segundo Dib Curi, é preciso intensificar a presença dos conhecimentos interdisplinares e transdisciplinares nas escolas. A Palestra tem o nome de "Princípios de Ecologia Humana, a crise ambiental e a mudança de comportamento".

Já é a quarta escola onde a palestra se faz presente. Os trabalhos começaram pelo Educandário Miosótis, na Escola Estadual de São Pedro da Serra, na Escola Zélia Cortez e agora no João Bazet.

A palestra traz, em seu bojo, algumas intenções principais entre elas: 1- Colaborar para a construção de uma interdisciplinaridade orgânica à partir da proposta transdisciplinar de um enfoque específico da Ecologia Humana. 2 - Trabalhar e estimular a busca da vocação como a única maneira de conscientizaro educando desta interdiciplinaridade orgânica que se explica na transdiplinaridade ou seja; no caminho de si mesmo, além da realização pessoal,está a humanidade, está o Universo e, finalmente, está Deus.

- "Quando tinha 12 anos, me veio uma intensa necessidade de estudar o Universo e a História. Desejei então que algum professor pudesse me resumir, criticamente, todo o conhecimento humano até então. Desde então tenho me dedicado a esta tarefa e procuro sintetizar para os jovens, na palestra, os potenciais espirituais, genéticos e culturais da espécie humana. Com isto, espero estimula-losà uma vida criativa, tendo fé em sí mesmos e investindo esforços no auto conhecimento e na auto realização" - explicou Dib Curi.

A palestra acontece com projeção no Power Point O conteúdo pode ser passado, desde meninos de 12 anos até adolescentes do Ensino Médio. Também pode ser ministrada para adultos, evidentemente, de maneira mais aprofundada.

Embora os primeiros estudos de Ecologia Humana tenham sido realizados na metade do Século XX e tenham tido uma abordagem mais sociológica, a Ecologia Humana que se propoe, na atualidade, é uma linha de pensamento e pesquisa que procura fazer uma leitura integral (ambiental, social e profunda), orgânica e filosófica das questões humanas.

Contatos e agendamentos pelo telefone (22) 9911-5502

Por: ForumSec21