09/05/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Praticas e Vivências de Auto Cuidado no primeiro Encontro de Integração do Cuidar

O objetivo do evento é promover a saúde e a qualidade emocional dos cuidadores, pela valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social. O encontro é direcionado aos profissionais da área de Saúde, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeutas de Família, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Educadores, Professores, Lideranças Comunitárias e Religiosas, e todos os interessados em se cuidar melhor para cuidar do outro.

Utilizaremos técnicas que foram inspiradas em conceitos da medicina oriental adaptadas à nossa realidade cultural. Estas, constituem um conjunto de vivências que são utilizadas durante a formação de Terapeutas Comunitários. Tendo formação própria, formação em Multiplicadores de Técnicas de Resgate da Auto-estima (Cuidando do Cuidador), proporcionam autoconhecimento e a possibilidade de rever esquemas mentais.

Partindo desse contexto, o grupo se constitui como grupo de apoio e oferece escuta, reflexão e partilha das situações vividas proporcionando a identificação de bloqueios e a possibilidade de separá-los pelo esforço pessoal.

Programa de junho (26, 27 e 28 de junho de 2009)

Refletir sobre os seis pilares da auto-estima;

Trabalhar o estresse e as tensões;

Trabalhar o centramento corpo-mente;

Trabalhar as preocupações da mente;

Trabalhar a raiva e o perdão;

Atividades complementares de cuidado: Terapia do Canto, Danças Circulares e Consciência Corporal. Será possível realizar alguns atendimentos individuais com Terapeuta Crânio-sacro e com Terapeuta Reichano (massagem) caso seja necessário. Estarão à disposição para isso nos três dias.

Programa de setembro (4, 5, 6 e 7 de setembro de 2009)

Refletir sobre os seis pilares da auto-estima;

Trabalhar o estresse e as tensões;

Trabalhar o centramento corpo-mente;

Trabalhar as preocupações da mente;

Trabalhar a raiva e o perdão;

Trabalhar o Masculino e o Feminino

Herança Familiar X Lei Pessoal

Atividades complementares de cuidado confirmadas:Educação Somática e Constelação Familiar.

À confirmar: cuidadora popular, massoterapia, terapia do canto ou dança circular.

O ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DO CUIDAR: práticas e vivências de auto cuidado, vai realizar-se nos dias 26, 27 e 28 de junho e/ou 04, 05, 06 e 07 de setembro de 2009, no Hotel Craserra, Nova Friburgo, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Por: Divulgação