14/04/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Rebia fará Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais

A Rede Brasileira de Informações Ambientais (Rebia), com aporte da Fundação Avina e em parceria com diversas entidades do jornalismo ambiental brasileiro e da América Latina, fará a capacitação de jovens jornalistas ambientais de todo Brasil.

Serão escolhidos 30 estudantes de diversos centros universitários do país que irão debater a questão da informação e da participação da sociedade na tomada das decisões ambientais entre os dias 23 de abril e 20 de junho.

O Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais será realizado através da plataforma virtual Taking IT Global (TIG) e tem como um dos objetivos constituir uma plataforma de intenso intercâmbio de experiência entre profissionais de comunicação e da temática ambiental, articulando estreitamente com eventos em que o jornalismo ambiental esteja presente. Além disso, o plano tem como meta sensibilizar os jovens sobre a importância do trabalho da comunicação juntos às ONGs ambientais.

A proposta é ajudar a formar uma Rede de Colaboradores e Jornalistas Voluntários que, a convite e a expensas de organizações do Terceiro Setor que atuam no setor socioambiental, e que enfrentam o bloqueio da mídia tradicional, possam produzir matérias e imagens de qualidade voluntariamente. A REBIA se compromete a distribuir gratuitamente o material, com os créditos para seus autores, através da Agência REBIA de Notícias Socioambientais, distribuído para mais de 30.000 leitores cadastros, entre os quais muitos pauteiros e editores de mídias, e também através dos seus veículos, www.portaldomeioambiente.org.br e Revista do Meio Ambiente.

As inscrições são gratuitas e para participar, os estudantes de jornalismo devem ler a Chamadae, para Inscrições, preencher a Ficha de Inscrição do Plano. Os melhores produtos jornalísticos produzidos durante a capacitação serão divulgados em sites nacionais que são parceiros do projeto. O plano é coordenado por Efraim Neto, jornalista e moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

Por: Divulgação