15/03/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Curtas Ambientais de fevereiro e março

Um estudo liderado pela cientista norte-americana Susan Solomon – da National Atmospheric and Oceanic Administration (NOOA) e membro do IPCC – mostra que os efeitos do aquecimento global permanecerão, mesmo que todas as emissões cessassem, até pelo menos o ano 3000. O trabalho conclui que o aumento da temperatura tem sido adiado pelos oceanos, porque a água do mar absorve muita energia, mas esse efeito positivo vai acabar com o tempo, pois os oceanos acabarão por devolver para a atmosfera o calor acumulado. “As pessoas imaginavam que, se parássemos de emitir CO2, o clima voltaria à normalidade em 100 ou 200 anos. Isso não é verdade”, disse Susan Solomon numa conferência de imprensa . E acrescentou: “Isso não significa que os líderes mundiais devam desistir dos esforços de redução das emissões; antes os torna ainda mais urgentes”.

*

O Parque dos Três Picos, entre Cachoeiras, Teresópolis e Nova Friburgo, poderá ganhar mais 14 mil hectares de Reserva Florestal. O projeto está em consulta pública desde 16 de dezembro.

O orçamento da união para 2009 teve um corte de 170 milhões nas verbas do Ministério do Meio Ambiente. Ministro Carlos Minc quer captar recursos extras para manter programas de conservação ambiental.

O presidente Lula assinou Lei no dia 18 de dezembro, transformando o litoral brasileiro em santuário para as baleias e golfinhos, proibindo em definitivo a caça destes animais.

Os repasses no Estado do Rio de Janeiro, do ICMS Verde, neste ano, totalizarão 150 milhões, beneficiando apenas os municípios que cuidamdo meio ambiente ou não permitiram faltas graves.

Enquanto a devastação da Mata Atlântica totaliza 93% na história do Brasil, o Cerrado chega a 45%.

Em 2008, foram registrados no planeta 750 desastres naturais, causando 220 mil mortes.

O presidente eleito dos EUA, Obama, em discurso no dia 8 de janeiro, enfatizou a sua preferência por fontes limpas nas obras de seu governo. O secretário de Ciência e Tecnologia dos EUA é um físico que defende o investimentos nos motores elétricos para os veículos.

49 espécies de animais, habitantes das florestas de Minas Gerais, estão ameaçados de extinção, devido a expansão na exploração de recursos naturais naquele estado. Em todo o país 1500 animais estão em risco de extinção.

Segundo Paulo Adário, diretor do Greenpeace, o mercado de construção civil do Estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira retirada da Floresta Amazônia. O mogno é a madeira mais cobiçada do mundo. Outras madeiras como o Ipê, jatobá e a maçaranduba.

Altos índices de pobreza atingem 1.793 cidades brasileiras, segundo o IBGE. A maior pobreza no Estado do Rio de Janeiro, abrange a região de Japerí e Tanguá. No Estado de São Paulo, as regiões de Pirapora e Francisco Morato.

Segundo o IBGE, 75% dos municípios nordestinos estão na pobreza total. No estado de Tocantins, 80% da população de 13 municípios está abaixo da linha de miséria.

O presidente Lula ouviu, em São Paulo, reivindicações dos catadores de Lixo, tendo prometido incluir este tema na reunião que terá com os prefeitos do país. Segundo Lula, é preciso encontrar uma forma de regularizar a atividade de catador de lixo reciclável.

O Estado do Ceará ganhará 4 parques de Usina Eólica, investimento de 1,5 bilhão por parte de empresas dos EUA. O empreendimento foi elogiado pelo Greenpeace e a energia a ser gerada já tem aquisição garantida.

Em São Paulo, 430 edifícios receberam o selo verde municipal, que qualifica edifícios e condomínios pela ótica ambiental. Com inovações ambientais corretas, esses imóveis conseguiram a economia, em média, de 30% no consumo de energia e de 50% no de água.

Empresas que se instalarem no Estado do Rio de Janeiro, cujas obras interfiram no Meio Ambiente, vão pagar compensação ao Fundo Estadual de Conservação da Mata Atlântica.

Os prédios públicos estaduais do Rio estão, desde janeiro, obrigados a instalarem coletores solares para água quente, de acordo com Lei em vigor.

Segundo a FENABRAVE, quase 5 milhões de veículos automotores foram vendidos no país, em 2008, introduzidos no transito das cidades.

A inspeção veicular para o controle de emissões de poluentes dos veículos passou a vigorar em São Paulo. O Ministro Carlos Minc quer estender esta inspeção a todas as grandes cidades brasileiras.

Cerca de 570 municípios brasileiros terminaram 2008 em estado de emergência, devido as chuvas. Dados do governo federal revelam que 30% dos municípios brasileiros não possuem coordenação de Defesa Civil. No Estado de Minas, 80% das cidades estão desprovidas deste recurso de socorro.

No PAC estão previstas R$ 3 bilhões para obras de urbanização de favelas em todo o país. Segundo o IBGE, 85% dos municípios brasileiros tem favelas.

Decreto do governo federal, em dezembro, regularizou mais 37 comunidades quilombolas. Somam 1289 os Quilombos reconhecidos de forma oficialporém existem outros 2 mil aguardando este benefício.

Estabelecimentos comerciais que vendem lâmpadas fluorescentes serão obrigados a ter recipientes para sua coleta, quando descartadas ou inutilizadas. Minuta de decreto com esse objetivo foi enviada pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, ao governador Sérgio Cabral. O documento regulamenta a Lei nº 5.131 de 14 de novembro de 2007 que estabelece normas para o descarte desse produto.

Sociais

O líder budista Dalai Lama acusou, em 10 de março, a China de ter matado “centenas de milhares de tibetanos” desde a invasão do Tibete, no início dos anos 1950 e de ter feito deste país “um inferno sobre Terra”. “Estes últimos 50 anos foram de sofrimento e de destruição para o território e o povo do Tibete”, disse, num discurso em Dharamsala, no norte da Índia, por ocasião do 50º aniversário da rebelião frustrada contra Pequim em março de 1959. Um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia, chamado Duncan Forgan, revelou que existem civilizações inteligentes fora da Terra e elas poderiam estar presentes em até quase 40 mil planetas. A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida, segundo um artigo de Forgan publicado na revista especializada “International Journal of Astrobiology”. De acordo com atuais pesquisas, estimam que haja pelo menos 361 civilizações inteligentes em nossa galáxia, e possivelmente 38 mil fora dela.

Calcula-se que 2,6 milhões de empregos tenham sido extintos nos EUA até o final do ano de 2008. As perdas no mercado internacional das Bolsas de Valores podem ter chegado a 30 trilhões, recursos eliminados do cenário, empobrecendo e quebrando investidores, principalmente, os fundos de pensões.

A ligação do trem bala, entre os aeroportos de Viracopos em São Paulo e Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com orçamento de 15 bilhões, terá países como o Japão, Coréia do Sul, França e Alemanha como principais concorrentes ao fornecimento de tecnologia para a obra que vai durar 7 anos.

Segundo o departamento nacional de infra-estrutura de transporte (DENITE), apenas 50% das rodovias brasileiras apresentam boas condições. Para 2009 estão previstas 300 obras de restauração e manutenção em todo o país. Serão 7 bilhões de reais do PAC para renovar o sistema viário nacional até 2010. O nordeste, onde a malha rodoviária está em pior estado, vai se agraciado com estradas de concreto em muitos lugares. As estradas de concreto são consideradas melhores e são vistas como as estradas do futuro, porém, mais caras. Segundo o DENITE seriam necessários o dobro de recursos, cerca de 14 milhões, para dar uma qualidade viária a todo o país.

Estimativas dão conta de que até 2050, o Brasil terá para cada 170 jovens, a presença de 100 idosos. Bairros de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro, já possuem 30% da população de idosos.

Existem no Brasil cerca de 17 milhões de armas de fogo em poder da população. De cada 100 armas apenas 3 estão cadastradas, de acordo com o Observatório da violência, em Brasília.

Favelas na Barra da Tijuca ocupam 103 mil metros quadrados de áreas verdes. Em 2008 houve o crescimento de 6,4% na invasão de áreas florestais na Barra.

Os acidentes com motos, em São Paulo, com dados de 2006, ocasionaram 2604 mortes, sendo 45 mulheres. A capital paulista conta com 3 milhões de motos em circulação.

Sementes de uva e de pêra foram adaptadas pela Embrapa para a sua produção na região semi-árida. Em Petrolina, no Pernambuco, 500 agricultores se dedicam ao plantio de uva com ótimos resultados. A pêra já é produzida na Bahia há 4 anos.

Por: FórumSec21 com informação de fontes diversas