05/03/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Senador anuncia projeto de Bolsa Ecologia para a Amazônia Legal

MACAPÁ - O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apresentou em Plenário, esta semana Projeto de Lei autorizando o Governo Federal a criar o Programa Bolsa Ecologia para a Amazônia Legal. O objetivo, conforme o Senador, é a transferência de renda para as famílias residentes em locais próximos às Unidades de Conservação da Amazônia Legal, com o fim de melhorar as condições econômicas da população local e capacitá-la para a preservação do bioma amazônico.

A Amazônia Legal compreende a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, além de parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e do Maranhão.

A região engloba uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km², correspondente à cerca de 61% do território brasileiro e foi instituída com o objetivo de delimitar uma área captadora de incentivos fiscais com o propósito de promoção do seu desenvolvimento.

Na justificação de sua proposta, Gilvam lembra que "entre as causas primordiais do desmatamento na região inclui-se a falta de apoio aos amazônidas para que possam viver dignamente, em harmonia com o ambiente". Segundo ele, a criação pura e simples de unidades de conservação não garante o tão desejado desenvolvimento da região.

Por: Portal da Amazônia