11/02/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Minc fala aos prefeitos sobre saneamento e Amazônia

Começa nesta terça-feira (10), às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa da abertura do encontro ao lado do presidente da República e, na quarta-feira (11), estará em um debate com os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, quando serão apontadas as opções do atual governo para a produção rural sustentável na Amazônia. O evento deve reunir cerca de 10 mil pessoas, sendo 3,5 mil gestores municipais eleitos em todo o Brasil, além de secretários e assessores.

Em sua exposição de 15 minutos, denominada: "Fazer e ser diferente com a produção sustentável", Minc vai expor aos participantes os compromissos do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e o controle do desmatamento; as alternativas no plano normativo: Cadastro Ambiental Rural e ZEE; Fundo Amazônia, Fundo Nacional do Meio ambiente, Pagamento por Serviços Ambientais e Pró-recuperação; e Concessão Florestal e Ecoturismo. A oficina está marcada para começar às 14h30 no auditório Planalto. O objetivo é incentivar os prefeitos e prefeitas da Amazônia Legal a implementarem políticas públicas integradas com os governo federal e estaduais voltadas à transição do modelo produtivo no meio rural para a sustentabilidade.

Em seguida, Minc se reúne com o ministro Márcio Fortes, das Cidades, com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e com o presidente da Fundação Nacional da Saúde, Danilo Forte, para o debate "PAC - Habitação e Saneamento Ambiental: parceria com os municípios do Brasil". O painel está previsto para as 16h e terá o depoimento de prefeitos sobre experiências bem-sucedidas.

No encontro, que segue até quarta-feira (11), serão debatidos, em mesas-redondas e painéis, assuntos como o combate à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil e pobreza. A proposta da reunião é a de apresentar aos novos eleitos os programas do governo federal à disposição dos municípios e orientar os novos gestores.

Por: Ministério do Meio Ambiente