22/01/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Empresa lusa vai captar biogás em parceria com brasileira

Lisboa, 22 jan (Lusa) - A empresa portuguesa Ecoprogresso firmou uma parceria com a consultora brasileira Brascarbon para a criação de projetos de captação de biogás em fazendas de criação de suínos no Brasil, anunciou nesta quinta-feira a companhia lusa especializada no mercado de carbono.

Segundo um comunicado, a parceria com a Brascarbon tem como objetivo a execução de projetos que consistem na redução de emissões, a partir da captação de biogás resultante do tratamento dos dejetos de suinoculturas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A primeira fase, que já está em curso, envolve um investimento de 3 milhões de euros do Luso Carbon Fund, parceiro da Ecoprogresso, e contempla a execução de projetos de captação de biogás em cerca de 80 fazendas.

A segunda fase prevê um investimento de até 8 milhões de euros, sendo que, no total, se espera que os projetos reduziam anualmente cerca de 850 mil toneladas de gases do efeito estufa.

Criada em 2002, a Ecoprogresso foi escolhida pelos promotores do Luso Carbon Fund (Banco Espírito Santo, Banif Investment Banking e Fomentinvest) para consultora de investimentos do fundo, em resultado da sua experiência de negociação internacional em apoio ao governo português em relação ao protocolo de Kyoto, tanto nas Nações Unidas como na UE.

A Ecoprogresso iniciou o seu processo de internacionalização, tendo-se estabelecido no início de 2007 em São Paulo e em Pequim, na China, em maio de 2008.

Por: Agencia Lusa