18/01/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Fórum de Rádios – FSM Belém 2009

O Fórum de Rádios é um espaço de articulação radial que integra o trabalho de rádios comunitárias, livres, cidadãs e coletivos de rádios conformando um projeto de intercâmbio na produção de informação livre em formatos diversos. Por isso, o Fórum de Rádios contribui no fortalecimento dos laços de cooperação e intercâmbio, através do uso estratégico de novas tecnologias (TICs).

Os conteúdos que nascem no Fórum de Rádios são de uso e circulação livre para os meios comunitários do mundo.

O que é o Fórum Social Mundial?

Entre o 27 de Janeiro e o 1º de fevereiro vai acontecer no Brasil o Fórum Social Mundial (www.fsm2009amazonia.org.br)

O FSM é um espaço de debate onde se reconhecem todas as expressões democráticas, se encontram e intercambiam propostas num processo de síntese anti-neoliberal, procurando a articulação dos movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil.

Desde 2001 o FSM se estabeleceu como um espaço de reflexão e ação crítica do modelo opressor contra a humanidade. Em cada uma das suas edições tem conseguido mobilizar centenas de milhares de pessoas e organizações pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. Nesta edição há 2600 inscrições de atividades auto-gestionadas.

Como serão transmitidas as notícias de Belém para o mundo afora?

O Fórum de Rádios vai instalar seus estúdios no coração do FSM 2009 e dali será realizada uma cobertura internacional ao vivo com uma programação multilíngüe compartilhada, que transmitirá ao vivo através da Internet (streaming). Os arquivos de áudio da cobertura ao vivo e as produções radiais (reportagens e entrevistas) vão ficar à disposição no sítio www.foroderadios.org

Todas as iniciativas radiofônicas poderão se unir à programação compartilhada entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

O Fórum de Rádios, junto com o Fórum da TV, a Ciranda, o Laboratório de Conhecimentos Livres e Belém Expandida fazem parte dos projetos compartilhados que vão fazer parte da comunicação independente e alternativa integrada no Centro Alternativo de Imprensa do FSM 2009.

Como participar?

O FdR é um espaço de organização horizontal que precisa da participação de todos e todas. Pela riqueza dos espaços abertos, qualquer pessoa pode fazer parte do processo de onde estiver.

Para tal, o Fórum convida à participação já no processo organizativo do FdR, realizando, distribuindo e transmitindo as produções radiofônicas e campanhas do Fórum de Rádios.

Crie seu grupo de apoio local e retransmita o sinal durante o FSM em Belém!

Mande suas produções radiais para divulgar no sítio web www.foroderadios.org no formato de nota de imprensa, reportagem ou campanhas relacionadas com os diferentes temas propostos para o FSM 2009.

Procure mais informações no sítio www.foroderadios.org ou pelo e-mail de contato: Belem@foroderadios.org

Participe do Fórum de Rádios e se ligue nesta convocação! Integre sua rádio, associação, rede, coletivo ou programa radial nesta iniciativa.

Participe! Outra comunicação é possível!

Fórum de Rádios, Fórum de todos e todas!

Fórum de Rádios Belém do Pará 2009:

Agência Radiofônica Pulsar

Amarc-ALC

Amarc-Europa

Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

Ciranda

Noticias (Holanda)

Willanakuy Radio

Matraconda (Alemania)

Radio Mundo Real (Uruguay)

Radio Tierra (Chile)

Conacami (Peru)

Programa Democracia y Transformación Global (Perú)

Red con Voz (España)

AMISNET (Italia)

Por: Rets