05/01/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Curtas Sócio Ambientais (Últimas)

Mudanças Climáticas

O Brasil é o quarto maior emissor de gases estufa, o CO2, do mundo pela destruição, através de queimadas da floresta amazônica.

O planeta não está conseguindo absorver os gases de carbono emitidos atualmente. O quadro está piorando, admitiu o economista Nícolas Stern, em recente palestra aos empresários, em São Paulo. Stern é autor derelatório sobre os efeitos do aquecimento na sociedade e na economia.

Enquanto isto, na China, o governo reconheceu que as emissões de CO2 chinesas alcançaram o mesmo nível dos EUA.

A meta maior do Plano de Mudanças Climáticas, no Brasil é diminuir o desmatamento da Amazônia, impedindo a derrubada de florestas em 90% até 2017. Por sua vez quer recuperar 44 milhões de hectares de florestas e promete vantagens nos impostos para que cooperar.

A Bovespa retirou a Petrobrás do índice de sustentabilidade, um quadro de qualificação ambiental do mercado de ações. Trata-se de uma punição pela empresa não ter cumprido uma decisão do CONAMA de oferecer diesel com menor teor de enxofre para todo país à partir de janeiro de 2009.

A EMBRAPA prevê investimentos de 7 bilhões até 2020 em pesquisas genéticas para a adaptação da produção de alimentos, no país, ao clima mais quente, decorrente do efeito estufa.

Preservação & Sustentabilidade

A concessionária Rota 116 vai reflorestar as margens da rodovia RJ116, ao longo de 140 KM entre Itaboraí, Nova Friburgo e Macuco. Um horto florestal em Papucaia produzirá mudas nativas de Mata Atlântica. O projeto visa recuperar áreas degradadas nas margens da via.

Grupo japonês TBX anunciou a doação de 41 milhões para o Fundo de Preservação da Amazônia. Com isto, o grupo siderúrgico tenta compensar os danos que esta atividade impõe aos recursos naturais pelo enorme consumo de carvão de suas fábricas.

Decreto do presidente Lula dá poderes aos municípios para atuarem na preservação da Mata Atlântica, introduzindo programas de exploração sustentável dos recursos. O Ministro Carlos Minc quer ampliar de 7 para 27% a floresta Atlântica e está convidando os prefeitos a fazerem a sua parte.

Fortaleza terá obras de saneamento e despoluição de rios com investimentos de 400 milhões, no acordo firmado entre os governos do Ceará e federal.

O Ministério do Meio Ambiente prevê para 2009 a contratação de 3.400 técnicos ambientais para os quadros do IBAMA, anunciou Carlos Minc.

Em Altamira, no Pará, a Polícia Federal e o Ibama apreenderam, em outubro, 50 mil metros cúbicos de madeira ilegal, extraída da Floresta Amazônica, uma carga equivalente a 2 mil caminhões carregados.

O presidente Lula convocou reunião para o início do ano com os prefeitos das 36 cidades onde se tem verificado os maiores desmatamentos na Amazônia. Vai pedir cooperação na preservação das florestas.

O ministro Carlos Minc esteve no Senado Federal em 13 de novembro, quando solicitou a Comissão de Orçamento do Senado verbas para o Ministério do Meio Ambiente. São 140 milhões destinados a fiscalização da Amazônia, 170 milhões no combate à desertificação e mais 30 milhões para fortalecer o extrativismo existente nas áreas de preservação. No final de novembro o Congresso Nacional aprovou recursos suplementares ao orçamento do ministério do Meio Ambiente no valor de 30 milhões.

Aconteceu em outubro de 2008, em Brasília, a ECO 2008, com 3 dias de debates sobre sustentabilidade, Floresta Amazônica e Ecologia do futuro. Pensar as cidades de maneira mais orgânica, menos individualista e, principalmente, com inovações no transporte público, visando o abandono dos carros, animou bastante a discussão.

Encontro de Bicicultura, em Brasília, em 13 de novembro, promovido pelo Ministério das Cidades, dá conta de existirem 75 milhões de bicicletas em uso no país. O Ministério irá destinar200 milhões para a construção de ciclovias nas capitais.

Lixo e Resíduos

O amianto foi proibido em 48 países, principalmente dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia.A OMS condena fortemente o produto, comprovadamente cancerígeno. No Brasil, é extraído em Goiás e sua utilização ainda é permitida, mas o Congresso Nacional tem um projeto para que ela diminua progressivamente e seja totalmente abolida.

Resíduos tóxicos como pilhas, lâmpadas fluorescentes e latas de inseticidas não devem ser acondicionados em lixeiras. O certo é devolve-los aos fornecedores ou deixá-los em coletores específicos. A presença deste material tem causado náuseas e dores de cabeça em pessoas que trabalham nos lixões.

O Ministério da Saúdereconheceua importância dos catadores de lixo no combate a Dengue. Reconheceu ainda que os catadores de lixo, assim como os guardas florestais são empregos verdes. Enquanto o segundo protege as reservas naturais, o primeiro reduz a poluição.

Outros

Moradores de favelas representam 34% da população urbana do país, tendo crescido 40% nos últimos 15 anos. Cerca de 54% desta população vive em sub-locações sem coleta de esgotoe muitos sobrevivem da cata do lixo.

O Ministério da Agricultura estabeleceu 18 normas técnicas para a agricultura orgânica. Permitirá a qualificação desses alimentos no mercado e na exportação. Foi criado um selo para os orgânicos de soja, leite, arroz, café, amendoim e batata. Certificará a produção sem agrotóxicos e com insumos e água qualificados.

Cerca de 10 milhões de animais, a maioria aves, são retirados por ano das florestas brasileiras. Algumas, como o Bico de Veludo chegam a valer 3 mil reais, enquanto um passarinho é negociado a 3 reais com o tráfico. O Ibama prepara campanha nas escolas contra esta caça.

Uma sonda espacial lançada pela Índia pousou na Lua, em 14/11, pela primeira vez,desde o lançamento do programa espacial indiano há 45 anos, anunciou a Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO na sigla em inglês).

A licitação para o Trem Bala entre o Rio e São Paulo foi adiada para o segundo semestre. O traçado depende ainda de estudos para evitar as curvas e subidas. Quando o traçado for definido, então se escolherá a tecnologia mais adequada para a obra de 16 bilhões.

A população brasileira, segundo o IBGE, é de 189.689.214 brasileiros. A média de vida brasileira está em 73 anos. Só alcançará em 2040 a média de vida japonesa de 82 anos.

O presidente Lula assinou Lei dando direito a mulher, já na gravidez, de receber pensão do pai da criança em gestação, desde que comprovada a paternidade.

Serão necessários 20 milhões de dólares para consertar as válvulas de pressão que impossibilitam o funcionamento do gigantesco acelerador de partículas, localizado na Suíça.

A China tem o maior parque industrial gerador de produtos do mundo. O seu mercado consumidor local é superior ao de toda a Europa. O crescimento do PIB chinês em 2008 será de 9%, bem menor do que os 12% de 2007, mesmo assim, disparado o maior entre todas as nações.

A China cancelou conferência de comércio com a União Européia e congelou negócios com a França, em 27 de novembro, depois que o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou encontro com o líder tibetano Dalai Lama. A China não reconhece o Tibet como país soberano e mantém a ocupação militar.

Em setembro, a Inglaterra registrou seu mais alto nível de desemprego com 2 milhões de pessoas sem trabalho.

A Estação EspacialInternacional, há 10 anos em órbita, agora conta com 6 tripulantes efetivos. Antes eram 3 tripulantes, mantidos em esquema de revezamento.

Segundo a ONU, são 2 bilhões de pessoas no mundo vivendo na pobreza. Na Bolívia, cerca de 3,2 milhões estariam na extrema pobreza, o maior índice da América Latina. O BID e o governo boliviano firmaram plano para em 2 anos tirar toda esta população da miséria.

É considerado elevado pela ONU, o índice de 45 assassinatos num anos, para cada 100 mil habitantes. Nova Friburgo, com 180 mil habitantes, já registra neste ano 56 assassinatos.

No Brasil são consumidos por ano 10% de toda a produção mundial de remédios.

No Brasil são registrados 60 casos por dia de abuso sexual a crianças de até 14 anos, sendo a maioria no vínculo familiar.

Pesquisa inglesa dá conta que, nos países ricos, uma entre cada 10 crianças são vítimas de violência e de abusos sexuais.

As pastagens no mundo já ocupam 2 bilhões de hectares do solo planetário.

O Brasil tem 600 mil casos constatados de pessoas com AIDS, porém calcula-se que outros 255 mil estejam infectados mas não sabem. A Rede Pública de saúde terá o teste de HIV, com resultado em 30 minutos.

No Brasil, 26 entre cada mil crianças morrem antes de completar 1 ano de idade.

Manifesto na Internet (www.homenspelofimdaviolencia.com.br), do Conselho Especial de Política para a Mulher espera conseguir 90 milhões de assinaturas, repudiando a violência contra a mulher. O presidente Lula foi o primeiro a assinar, no dia 30 de outubro.

Calcula-se que nos canaviais dos estados do Pará, Minas Gerais, Ceará e Alagoas existam cerca de 3 mil trabalhadores em regime de escravidão.

Por: FórumSec21