09/12/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Seminário debate inovações na gestão de parques estaduais do RJ

As novidades e propostas de gestão dos parques estaduais fluminenses vão estar em debate nesta quarta-feira (10/12) no II Seminário do Observatório de Parques Estaduais, promovido pelo Programa Eicos de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, que vai reunir administradores de unidades e pesquisadores, é parte do Projeto Observatório de Parques Estaduais, que tem a parceria institucional do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ).

A diretora de Conservação da Natureza do IEF/RJ, Alba Simon, participa da abertura e faz palestra sobre o contexto atual e os desafios da construção do novo modelo de gestão dos parques estaduais, desenvolvido desde o início de 2007. O Programa de Fortalecimento dos Conselhos Consultivos, que está criando ou reestruturando os conselhos de todas as unidades estaduais, promoveu em dois anos dezenas de reuniões, com centenas de participantes da sociedade civil, em busca de uma gestão participativa efetiva nas unidades.

Entre os participantes estão administradores de unidades de conservação estaduais, como Gilberto Terra (Parque da Ilha Grande), Adriano Lopes de Mello (Parque da Serra da Tiririca), Adriano Luz Correia Pinto (Parque dos Três Picos), Lucila Spolidoro (Parque da Serra da Concórdia), Carlos Pontes (Parque da Pedra Branca) e Manoela Lopes (Parque do Desengano).

O seminário dá continuidade discussões desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Áreas Protegidas e Inclusão Social do Programa Eicos – Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. O Projeto Observatório de Parques, que tem apoio da Faperj, quer promover uma base de integração entre geração de conhecimento acadêmico e as políticas públicas de conservação da natureza. Um dos objetivos do projeto é tornar-se ponto de partida para um programa de longo prazo, envolvendo parcerias com instituições de pesquisa e envolvidas na gestão de unidades de conservação em escalas regional, nacional e internacional.

O II Seminário do Observatório de Parques Estaduais do Estado do RJ acontece das 9h às 19h, no auditório Manoel Maurício de Albuquerque, na Avenida Pasteur, 250 – Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Após o encerramento haverá um coquetel para o lançamento do site do Observatório de Áreas Protegidas e do livro Parques Estaduais do Rio de Janeiro: Construindo novas práticas de gestão.

Mais informações: Ricardo Goothuzem

Ascom/IEF

(21) 2299-3088/8596-5226

Por: IEF