27/11/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Em Lumiar, o Programa "Boas Conversas" aproxima a comunidade de sí mesma

Programa Boas Conversas: cidadania, desenvolvimento sadio, pessoal, coletivo, artístico. Espaço onde todas as expressões da arte se apresentam para enriquecer o diálogo entre as pessoas. Lugar para se trocar idéias, fortalecer algumas e transformar outras. Bate-papo criativo, que nos aproxima, estimula nossa cidadania e nos sensibiliza a produzir e mostrar nossa arte.

Começou no dia 24 de março de 2007. Financeiramente, ninguém ganha nada. A entrada é franca. Os artistas participam de bom grado, agradecem muito e se colocam sempre à disposição.

Os objetivos vêm se realizando: múltiplas expressões artísticas;vários estilos; faixas etárias diferenciadas; estímulo para as pessoas se apresentarem, artistas ou não. Formação de público. Participação de artistas de cidades próximas a Nova Friburgo; algumas pessoas começam a se mobilizar para fazer oPrograma em Mury (a atriz Nívea Semprinee a empresaária Herata Martinsparticipa dessa mobilização); o ator Luciano Santos também começa a se mobilizar para fazer o Programa em Conselheiro Paulino; a Companhia Artística Em Nós, de Cachoeira de Macacu, que também se apresentou no Boas Conversas,está preparando as primeiras apresentações no seu município com artistas que já se apresentaram no Programa e no Centro de Arte Gargarulho; Miguel Pereira, uma pessoa que esteve em Lumiar começou a fazer lá, um Programa no mesmo formato do Boas Conversas: em uma hora e meia, sempre com um(a) apresentador(a) animado(a) e uma pessoa filmando, o público se deleita com poesia, teatro, dança, entrevista, exposição, música e um bate-papo engrandecedor. As fotos das participações nos Programas são expostas em painéis que também contam a história de outros eventos que acontecem e já aconteceram em Lumiar (como o Auto-de-Natal, o Boi de Lumiar etc.). No final do programa, a artística convivência produz uma sensação coletiva de prazer, cidadania e felicidade, que alimenta a continuidade do evento.

O Boas Conversas vem promovendo 'Encontros de estudo sobre o Teatro de Improviso' para as pessoas interessadas e também com o objetivo de formar um grupo em Lumiar.Nos encontros, as pessoas participam de vários exercícios (jogos de analogia, brincadeira de linguagem. jogos sonoros, exercícios de percepção e atenção etc.), estudam técnicas especificas de improvisação.

Como funciona o Teatro de Improviso: os atores ficam na lateral do palco. Um inter-mediador conversa com o público, com o objetivo de conseguir; uma palavra, um lugar ou uma situação. No final dessa conversa, o inter-mediador conta 5; 4; 3; 2; 1, e imita o som de uma campainha, logo em seguida os atores entram no palco para realizar o improvisosugerido pelo público. A cena acontece com uma história inventada na hora, na maioria das vezes cômica e sempre criativa. O Teatro de Improviso ainda possibilita outras formas de apresentação e participação do público.

No dia 11/10/2008 aconteceu a estréia do Teatro de Improviso no Programa. Foi uma experiência super-prazerosa para os atores e para o público. Depois dessa estréia, tivemos outro encontro, que vai continuar acontecendo, e no dia 13 de dezembro de 2008, no próximo Programa, teremos outra apresentação do Teatro de Improviso.

Rafael, jovem morador de Lumiar, já participou em dois Programas, tocando e expondo seus quadros. O Grupo de Teatro de Nova Friburgo também, duas vezes. O historiador Manoel Spitz e o jornalista Dib Curi, dentre outros, participaram dando entrevista. A menina Maria Steinbruck deu um show de poesia e dança. A poetisa Deliza Pagnoncelli, veio do Rio de Janeiro para nos brindar com uma esplendorosa apresentação poética. O professor Aldo veio de Macaé e surpreendeu o público com um espetáculo de cordel, teatro e muita alegria. Os músicos, poetas, atrizes, palhaços, professores e demais artistas participantes contribuíram brilhantemente para o sucesso do Programa.

O Programa Boas Conversas é promovido pelo Centro de Arte-Educação Arco-Íris, localizado a Praça Eugênio Brust, 01 – Lumiar (em frente ao campo de futebol - tel.:22-9976-5539), com o apoio do site CULTURANF www.culturanf.com.br.O evento acontece uma vez a cada mês, sempre aos sábados, a partir das 19 horas.

PROGRAMA BOAS CONVERSAS (1:30H com: música,teatro,exposição,poesia,entrevista,dança,bate-papo)

Dia: 13 de Dezembro-às 19H -ENTRADA FRANCA

Local: Centro de Arte-Educação Arco-Íris - ao lado do Correio de LUMIAR.

Tel.:(22)99765539

Por: Centro de Educação Arco Íris