26/11/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Fórum de águas define posição dos países americanos sobre recursos hídricos

Lúcia Nórcio

Enviada especial

Foz do Iguaçu (PR) - Termina hoje (25) em Foz do Iguaçu (PR) o Fórum de Águas das Américas e o 5º Encontro Cultivando Água Boa , quereuniu, nos últimos dois dias, cerca de200autoridades dos37 países das Américas.O número de inscritos no Encontro Cultivando Água Boa bateu todos os recordes anteriores, com cerca de 5.600 pessoas provenientes dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.

O Fórum de Águas das Américas elaborou documento, que será divulgado hoje, definindo o posicionamento dos países americanos em relação aos recursos hídricos do continente. O documento será levado ao Fórum Mundial, marcado para março de 2009 em Istambul, na Turquia.

O fórum foi organizado peloConselho Mundial das Águas , um organismo internacional fundado em 1996, com sede em Marselha, no sul da França, que agrupa mais de 300 organizações voltadas para o uso racional da água.

Para o presidente do Conselho Mundial das Águas, Loïc Fauchon, a grande contribuição das autoridades que participaramdo Fórum de Águas das Américas serápropor soluções para a questão do financiamento da gestão das águas.De acordo com ele, em muitos países do continente americano não há infra-estrutura para prover uma boa gestão.

“Devemser encontrados meios de arrecadação de recursos para financiar os planos de infra-estrutura”afirmou. Para Fauchon,gestãodas águas deve ser compartilhada entre as diferentes esferas de governo, conciliando as questões políticas e técnicas. “Nós temos a responsabilidade de colocar em prática o conhecimento de cada país e região. O conselho necessita da contribuição de vocês”,apelou aos participantes.

Por: Agencia Brasil