10/11/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Boas e más notícias ambientais de outubro

Adiado por mais 4 anos um dieselmais limpo no País

Montadoras e a Petrobras conseguem adiar a diminuição do diesel no enxofre. O Diesel brasileiro tem até 2 mil partes de enxofre por milhão, enquanto na Europa são somente 50 ppm. O enxofre é o responsável pela chuva ácida porque o dióxido de enxofre reage com água, originando o ácido sulfúrico. Além dos efeitos na agricultura, os efeitos na saúde são gravíssimos. A Faculdade de Medicina da USP estima que existem 4 mil óbitos/ano no Brasil graças à esta fumaça venenosa.

Desmatamento

Desde setembro corre o prazo para os proprietários rurais averbarem junto ao IBAMA a garantia de preservação de 20% da reserva florestal nos seus domínios. Caso haja irregularidade sofrerão multas ambientais e terão que recuperar as florestas.

Os seis primeiros maiores devastadores da Floresta Amazônica são assentamentos da reforma agrária do Incra, no Estado de Mato Grosso.

O desmatamento na Amazônia aumentou 133% em agosto. Foram destruídas 756 km2, o equivalente a metade da cidade de São Paulo.

Cálculos sobre a produção agropecuária e madeireira nas áreas de desmatamento indicam representar 1% do PIB brasileiro.

Queimadas e derrubada de árvores no Cerrado, Caatinga e Pantanal colocam em risco de extinção 1.172 espécies de árvores nativas. Na Mata Atlântica, em 16 anos,976 espécies de árvores desapareceram.

Carlos Minc, em reunião com as entidades ambientais propôs a criação de um Fórum com as Ongs, de forma a possibilitar reuniões periódicas com o ministério para pautarem a recuperação das áreas degradadas.

Responsabilidade Ambiental

Até o momento, 23 cidades e 3 estados brasileiros já aprovaram leis que tornam obrigatória a instalação de coletores solares para certos tipos de edificação. O coletor custa mais caro do que o chuveiro elétrico, mas o preço é amortizado em 2 anos de uso. Estima-se que nas famílias de baixa renda o chuveiro elétrico represente 30% do valor total da conta de luz. Cerca de 1,5% dos lares brasileiros já utilizam coletores.

Ministérios públicos estão sendo orientados pelo Ministério do Meio Ambiente para o uso sustentável de material reciclado como copos e papel.

“Conexão São Paulo-Amazonas” realizada nos dias 14 e 15 de outubro, na capital paulista, teve como tema as inter-relações entre o desmatamento da Amazônia e as responsabilidades do mercado consumidor paulistano de carne, madeiras e produtos da agricultura.

Povos Indígenas

A CNBB se posiciona a favor de 194 aldeias indígenas da Raposa Serra do Sol, em Roraima. Clero fez apelo ao STF pela demarcação das terras indígenas. A ocupação dos fazendeiros na Raposa Serra do Sol se dá nas margens dos rios. Nesta faixa são visíveis os danos ao Meio Ambiente e há plantações de banana, milho, mandioca e também a criação de bovinos. Os fazendeiros tem defesas enquanto os índios sentem-se ameaçados. A região em disputa tem 1,7 milhão de hectares, abrangendo 20 mil nativos e menos de 2 mil colonos.

Emissário da ONU afirmou que nativos do Mato Grosso morrem de doença e desnutrição. Na ocasião recebeu carta assinada por 300 indígenas denunciando as violências que tem sofrido.

Ecoturismo

O IBAMA autorizou, em agosto, a visitação às reservas florestais do país. O Programa “Turismo nos Parques” investirá 25 milhões para dar infra-estrutura ao ecoturismo nas áreas de reserva como, por exemplo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O turismo nos parques florestais brasileiros movimenta 3 milhões de pessoas ao ano, um número pequeno se comparado às 190 milhões de pessoas que frequentam os parques nos EUA.

Agricultura

Área de cultivo de soja no Brasil soma 21,3 milhões de hectares. Para o plantio de milho são 14,5 milhão de hectares enquanto o arroz ocupa 2,9 milhões de hectares.

50 países apóiam pesquisa da EMBRAPA com o milho e a mandioca afim de dotá-los de maior teor de vitamina A e ferro, através da engenharia genética, pela tecnologia denominada biofortificação.

Em setembro, técnicos da agricultura orgânica fizeram convenção no Hotel Buscky, em Nova Friburgo, com a participação da Pesagro e da Embrapa. Buscaram estratégias para a agricultura orgânica na região.

Lixo e poluição

A secretaria de Saúde de São Paulo calcula que 3.500 pessoas morrem por ano na capital, devido a inalação de poluentes de carbono e enxofre. O enxofre contido no diesel é a principal causa das chuvas ácidas. O diesel consumido no país tem 2.000 partes por milhão em seu menor nível. Na Europa não passa de 50 ppm. O ministério do Meio Ambiente, desde 2002, faz vigorar uma norma que limita em 50 ppm mas esta medida ainda parece surpreender as montadoras e a Petrobrás.

A vigilância sanitária revela que de 1999 a 2007 ocorreram no país 114 mil casos de contaminação de comidas estragadas no mercado ambulante. A bactéria Salmonela está envolvida em 83% destes casos, tendo sido registradas 61 mortes.

O Brasil produz 150 mil toneladas de lixo todos os dias.Aterros Sanitários tem sido o seu destino final. O crescimento do papel da reciclagem é a grande solução para esta questão. A importância dos catadores de lixo não tem sido devidamente reconhecida e sua profissão não é regulamentada. Calcula-se que aproximadamente 30 mil moradores de rua nas capitais vivam de catar lixo.

O Greenpeace afirma que são jogados, por ano, no meio ambiente planetário, 50 milhões de toneladas de lixo.

Em agosto, a secretária de meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, proibiu as cervejarias do Estado de substituírem as garrafas de vidro do produto por garrafas PET.

Efeito Estufa

O primeiro Plano Nacional de Mudanças Climáticas foi apresentado em setembro pelo Ministério do Meio Ambiente com metas para enfrentar o aquecimento até 2050. Tem como foco o controle das emissões de gazes estufa, estratégia ambiental no uso do solo, combate ao desmatamento e a recuperação de florestas e áreas degradadas. Quer dobrar as áreas verdes no país até 2015.

Também prevê a implementação da energia alternativa, o uso do aquecimento solar da água, carros etiquetados, leilões para energia renovável, carne certificada e mais 27 bilhões para conceber novas tecnologias.

Pesquisa no gelo da Antártica demonstram haver maior concentração de CO2 no planeta, no século 20, do que em qualquer outro período em 800 mil anos passados.

Rios

As canalizaçõesnos grandes rios da Europa, construídas até meados do século passado, foram eliminadas, tendo sido recuperadas as margens naturais. Os rios Tamisa, na Inglaterra, Danúbio, na Alemanha, e o Sena em Paris estão com a água limpa após grandes investimentos no trato dos rios.

A Serla instalou 6 medidores pluviométricos na cabeceira dos rios Cônego e Sto Antônio, que formam o rio Bengalas, em Nova Friburgo. Os medidores fornecerão, através de telemetria, em tempo real, os níveis de precipitações para que a Defesa Civil seja acionada de imediato. Além disto, obras do PAC prevêem obras no Cônego e em Conselheiro Paulino para evitar os estragos das chuvas.

Técnicos do Meio Ambiente se reuniram, em Belo Horizonte, em setembro, para debater sobre a elaboração de um programa para a recuperação de rios no país.

Camada de Ozônio

Estão em uso, no Brasil, cerca de 11 milhões de geladeiras contendo o gás CFCs, destruidor da camada de ozônio terrestre. Programa dos ministérios de Meio Ambiente e de Energia com a cooperação das empresas, prevê para 2009 a substituição de 1 milhão destas geladeiras por novas, sem CFCs e baixo consumo de energia. O programa visa facilitar a aquisição do produto.

Estadual

A secretária Marilene Ramos, do Meio Ambiente, revela terem sido plantadas, desde 2007, 2,4 milhões de árvores nativas no estado do Rio de Janeiro. A meta é o plantio de 20 milhões de árvores até 2010.

A secretaria estadual de Meio Ambiente, em agosto, fez a coleta de 1.356 quilos de lixo nas águas da Baia da Guanabara. Encontrou 17 navios de grande porte abandonados.

Biodíesel

Em Quixadá, no Ceará, uma usina de biodiesel, recém inaugurada, tem como matéria prima o girassol, fornecido pela agricultura familiar. Outra usina funciona na Baia e uma terceira está sendo construída em Minas Gerais.

Gerais

O gigantesco Cicloton (acelerador de partículas), construído na Suiça por 3 bilhões de dólares, destinado a pesquisa em relação à aceleração e choque de partículas atômicas, funcionou por 20 dias, sendo desligado por falhas no seu desempenho. Será reativado apenas no segundo semestre de 2009.

A ONU registra haverem 1,4 bilhão de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria com menos de 1 dólar por dia. Estima que o continente africano necessita de 32 bilhões de dólares por ano de auxílio no combate a pobreza.

Quanto ao Brasil, o país superou em 2007 as metas previstas para 2015 na sua luta contra a pobreza. Dados do IBGE comprovam também 47% da população brasileira na classe média. Segundo o IPEA, em 2007, o Brasil contava com 81 milhões de empregados, cujo rendimento tinha subido 32%.

O alto volume dos fones de ouvido tem causado sérios danos na audição dos adolescentes até 25 anos, de acordo com estudos do Hospital das Clínicas de São Paulo. Quando aparece um zumbido na audição, em geral, pode ser indício de lesão. Os casos graves são irreversíveis.

O Estado de Roraima tem 15 municípios e apenas 5 deles possuem emissoras de rádio. A população em geral ouve emissoras estrangeiras com programação dirigida aos brasileiros. A Rádio do Senado está ampliando seu alcance para estas regiões.

Os EUA mantinham uma força de 150 mil homens para combater o Al-kaida. Em setembro, o custo destas tropas foi transferido para o governo do Iraque.

A chanceler Angela Merkel, da Alemanha, questiona a validade do programa de 50 bilhões de Euros da União Européia para enfrentar as Mudanças Climáticas, preferindo apostar na garantia de empregos diante da crise.

Aprovada a licença ambiental para ligar o metrô do Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo. A primeira parte da obra liga o trecho de Niterói à São Gonçalo. Só num segundo momento vem a segunda parte. O prazo é de 54 meses.

Com a licença maternidade aumentada para 6 meses pretende incentivar o aleitamento materno. Apenas 9% dos recém nascidos no país são amamentados até os 6 meses. O aleitamento pode prevenir as crianças de doenças futuras.

No primeiro semestre do ano foram libertadas 2.237 pessoas descobertas pela Polícia Federal trabalhando em condições de escravidão em fazendas nos Estados do Pará, Maranhão e Piauí.

Passou para abril de 2009 o início das obras de Angra III, segundo o ministro das Minas e Energia. O ministro disse estar empenhado em construir outras usinas nucleares no país.

Das cerca de 5 mil espécies de mamíferos do planeta, 1.141 espécies estão ameaçadas de extinção, 1/4 dos animais

Nos EUA, 13% dos cursos d´agua estão contaminados e 1/3 da fauna está em extinção. Mas as matas ciliares estão sendo recuperadas e as florestas cresceram 5 milhões de hectares nos últimos 10 anos.

Por: ForumSec21