06/11/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

O Jornal Século XXI inicia ciclo de palestras sobre Ecologia Humana

Palestra Princípios de Ecologia Humana (A Crise Ambiental e a Mudança de Comportamento)

A quem se destina?

Alunos do ensino médio, cursos de formação e reciclagem de professores, eventos relacionados ao meio ambiente, cultura, espiritualidade e faculdades.

Quais são os objetivos:

1 - Delimitar o campo de estudo e os horizontes da Ecologia Humana

2 – Colaborar para criar um corpo interdisciplinar à partir do pensamento ético e ecológico,

3 – Oferecer uma boa dosede conhecimentos gerais em diversas áreas,

4 - Desenvolver a imaginação através de um passeio pela História Natural e pela História da Civilização,

5 - Exercitar o pensamento crítico aos modelos de sociedade, à partir dos maiores“interesses” humanos,

6 - Estimular a curiosidade científica e filosófica, demonstrando nexos causais no tempo, no espaço e na livre decisão,

7 - Potencializar a fé na “humanidade”e na possibilidade da paz e do amor,

8 - Despertar o interesse pela auto-descoberta através do exercício dos talentos e da busca da vocação.

Abrangência temática:

Ecologia Ambiental:O espaço e o tempo astronômico,A Terra e a Evolução,A Natureza,Problemas ambientais e suas causas -Ecologia Social:História da Civilização e da Cultura,Ciência, Arte, Filosofia e Religião, O Século XX,Problemas Sociais - Ecologia Interior: Personagens na História, Comportamento e valores, O papel da vocação e do talento, Cidadania e transcendência

Maiores detalhes sobre a palestra:

O trabalho relaciona a construção da individualidadecom a valorização ambiental.

O Jornal Século XXI pretende estimular a compreensão da relação existente entre anecessidade de realização pessoal e a preservação do meio ambiente.Afinal, é certo queexistem vínculos entre a falta de umaverdadeira busca ínterior e o consumismo estimulado pelo mercado, este, que gera a degradação ambiental.

No dia 3 de novembro,o Jornal Século XXI iniciou, no Educandário Miosótis, em Nova Friburgo, um ciclo de palestras que pretende alcançar todas as escolas publicas e privadas de Nova Friburgo e outros municípios. O trabalho visa, à partir da difusão do eco-humanismo, alicerçar uma mínima cultura geral humanista e despertar o senso crítico e a consciênciados jovens.As palestras podem adequar-se também para adultos em eventos ou associações, além de faculdades e cursos de formação e reciclagem de professores.

O objetivo do trabalho é o de sensibilizar, não só para a preservação ambiental, mas também para a necessidade do despertar dos potenciais interiores, renovando e intensificando o desejopelaauto-realização à partir do respeito e compreensão da natureza entendida como um todo e o ser humano como parte deste todo.

O censo do ano 2000 indicou uma tendência de crescimento da população jovem, atualmente, 10% da população tem entre 15 e 19 anos no Brasil. Traduzindo este percentual para Nova Friburgo, por exemplo, a população de 15 a 19 anos deve estar se aproximando da casa dos 18 mil jovens.

O Século XXI, através do seu editor Dib Curi, está oferecendo a palestra“A crise ambiental e a mudança de comportamento”, com a intenção de explicitar os fundamentos da Ecologia Humana, uma ciência nascente e promissora, que pode ser aproveitada na elaboração de novos paradigmas filosóficos . A palestra pretende ser uma Oficina da Razão, estimulando conteúdos reflexivos e ampliando a cultura geral, científica e histórica.

A palestra procurará induzir os jovens a se repensarem, descortinando a história da humanidade em suas próprias subjetividades, estimulando assim a fé no potencial humano e genético, em si mesmos e em seu progresso pessoal.O Jornal Século XXI acredita que, à partir daí, poderão reconhecer com muito mais originalidade a importância da justiça social, a beleza da natureza, o milagre da vida e a importância de umser humano sadio e equilibrado, que se ama, se respeita e procura se conhecer mais profundamente.

O jornal Século XXI quer ir a todas as ecolas públicas e privadas de Nova Friburgo e pretende visitar também outros municípios para participar de eventos relacionados e realizar este trabalho de conscientização eco-humanista. Os telefones para contato são (22) 2520-5642 e (22) 9911-5502. O e-mail é seculo21@gigalink.com.br.

Por: ForumSec21