05/11/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

SOS Mata Atlântica faz manifestação em favor do diesel limpo

São Paulo - A Fundação SOS Mata Atlântica promove hoje (5) manifestação contra a medida que permite que o diesel produzido no Brasil tenha mais enxofre do que o recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O movimento começa às 11h em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo, onde será apresentado um manifesto da Coalizão de Organizações pela Vida.

Um acordo para reduzir a poluição ambiental provocada pelo diesel foi assinado na semana passada pelo Ministério Público Federal, o governo de São Paulo, a Agência Nacional de Petróleo, a Petrobras, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 16 montadoras de veículos e um fabricante de motores.

O termo não cumpre a Resolução 315/2002 do Conama, que estabeleceu a obrigatoriedade de um diesel mais limpo, denominado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre (elemento químico poluente com potencial cancerígeno) para o início de 2009. O diesel fornecido hoje no interior do país apresenta 2 mil ppm de enxofre e será substituído por 1.800 ppm a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Por: Agencia Brasil