24/08/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Segurança alimentar e sustentabilidade são temas de seminário internacional

Entre os dias 25 e 27 de agosto, será realizado o seminário internacional "Desafios Atuais das Políticas Públicas para o Meio Rural: Sustentabilidade, Agricultura e Segurança Alimentar". O evento ocorre na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vai reunir pesquisadores do Brasil e de países como França, Chile, México e Colômbia.

A elaboração de políticas públicas direcionadas ao meio rural vem enfrentando um conjunto de novas questões relacionadas à prática dos programas governamentais, exigindo novos atributos e novas formas de operar os instrumentos de intervenção pública.

O crescimento econômico, a intensificação dos processos de urbanização, entre outros fatores, induziram novas interrogações sobre a segurança alimentar e nutricional em face da globalização do comércio agrícola, a explosão da demanda por alimentos nos países emergentes, o desenvolvimento de produtos agrícolas não-alimentares, a sustentabilidade do desenvolvimento, a biodiversidade, a governança global.

"Torna-se fundamental discutir em que medida essas políticas recorrem ao conhecimento científico disponível sobre a relação entre a dinâmica da agricultura familiar e os objetivos da biodiversidade e, vice-versa, sobre o impacto que medidas conservacionistas possuem sobre a atividade agrícola, constrangendo-a ou viabilizando-a num outro padrão tecnológico", ressalta o convite do evento.

Durante o encontro, estão programadas seis mesas de debates, que contarão, ao todo, com 24 painelistas. As mesas abordarão os seguintes temas: "20 anos da Constituição Federal e o Exercício de Políticas Públicas no Brasil"; "Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito à Alimentação;"Governança e Implementação de Políticas para Agricultura e o Meio Rural"; "Agricultura e Desenvolvimento Territorial nas Políticas Públicas; "Abordagens para a Análise de Políticas Públicas"; "Sustentabilidade Sócio-ambiental nas Políticas Agrícolas e Rurais".

O evento pretende capitalizar as redes estruturadas em torno do assunto, aproveitando para publicizar os resultados dessas investigações. Além disso, é uma possibilidade de ampliar o circuito ao incorporar pesquisadores e atores vinculados a outras instituições, com experiências variadas, no diálogo e intercâmbio.

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ promove o encontro, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os interessados em participar deverão realizar sua inscrição na secretaria do evento, no Solar da Imperatriz (Rua Pacheco Leão, 2040). As inscrições são gratuitas e abertas a todas as pessoas que queiram participar.

As matérias sobre Segurança Alimentar são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Por: Adital