05/08/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Comissão da Alerj planeja Congresso sobre Agricultura no Estado

A fim de discutir as dificuldades do setor agrícola do estado, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira da Alerj, presidida pelo deputado Rogério Cabral (PSB) prepara dois eventos: o I Congresso Rio Eco Rural e o I Festival da Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro. O congresso acontecerá no final de outubro (30/10 e 31/10 e 01/11). “Todos os preparativos estão sendo providenciados para tornar os dois acontecimentos uma grande festa para o produtor rural e um meio de integração, com palestras informativas e atividades", avalia Cabral, que pretende convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral. Estarão em pauta as perspectivas do agronegócio no Rio de Janeiro, reforma econômica de setores produtivos, escoamento de produção, crédito financeiro, turismo rural e a situação da pesca e dos pequenos produtores rurais, considerados a base do fornecimento de mercadorias para a capital e demais cidades metropolitanas.

Todas estas questões e seus desdobramentos foram tratados nas duas audiências públicas realizadas pela comissão. Em junho, ela trouxe à Alerj representantes do Banco do Brasil, para um debate sobre o uso do Crédito Rural pelas associações e cooperativas de produtores rurais. Participaram secretários de Agricultura de vários municípios e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Rio). A comissão também defende a implantação da Central de Abastecimento Integrada do Médio Paraíba, discutida em audiência pública, em Valença. O vice-presidente da comissão, deputado Nelson Gonçalves (PMDB), pediu à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento que disponibilize um corpo técnico para escolher o local para a implantação da central. “Temos que aproveitar este momento em que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2009 vai começar a ser discutida para elaborarmos uma emenda ao orçamento que viabilize a construção da Central de Abastecimento para nossos agricultores. Esse deve ser o primeiro passo para a concretização do projeto”, explicou o parlamentar.

Além disso, a agenda de trabalho da comissão fez três reuniões ordinárias e três extraordinárias. Elas trataram, entre outras coisas, da duplicação da Av. Roberto Silveira, via de escoamento de produção da região de Nova Friburgo. E receberam dos produtores de leite reivindicação de realização de um festival, ainda este ano.

Por: Alerj