05/08/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Rumo ao Fórum Social Mundial de 2009, em Belem

A Comissão de Metodologia do Conselho Internacional e o Grupo Facilitador local estiveram reunidos, entre 10 e 12 de julho, em Belém, para avaliar as respostas à consulta realizada entre maio e junho e definir o conjunto final dos objetivos de ação dos participantes do Fórum Social Mundial.

Em torno desses objetivos serão organizadas as atividades do evento que ocorre em janeiro, em Belém, no Pará. Foram feitas adições aos objetivos definidos originalmente para o FSM 2007, realizado em Nairóbi, no Quênia. Entre os objetivos, encontra-se a a defesa da natureza amazônica e outros ecossistemas, como fonte de vida para o Planeta Terra e aos povos originários do mundo (indígenas, afrodescendentes, tribais, ribeirinhos) que exigem seus territórios, línguas, culturas, identidades, justiça ambiental, espiritualidade e bom viver.

A questão da defesa da soberania alimentar foi acrescentada ao sexto objetivo que diz respeito à garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos, culturais e ambientais, especialmente os direitos à saúde, educação, habitação, emprego, trabalho digno, comunicação e alimentação. A orientação sexual também ganhou espaço no objetivo que traz a dignidade, a diversidade, a garantia de igualdade de gênero.

A democratização e a descolonização do conhecimento, da cultura e da comunicação também fazem parte dos objetivos de ação do Fórum, com ênfase no desmantelamento dos Direitos de Propriedade Intelectual. No evento de 2009, será possível a inscrição de atividades autogestionadas que apresentam balanços dos movimentos altermundialistas e do processo Fórum Social Mundial que não se vinculem necessariamente a um dos 10 objetivos específicos.

A partir da segunda quinzena de agosto, as inscrições para o FSM 2009 podem ser feitas pelo site www.fsm2009amazonia.org.br. Primeiro, serão cadastradas as atividades autogestionadas, que, de acordo com a Carta de Princípios do FSM, só podem ser inscritas por organizações. Em um segundo momento, os participantes individuais e veículos de mídia poderão fazer as inscrições.

As organizações que queiram inscrever-se para estandes institucionais, pontos de encontro e tendas de campanhas já podem fazer o download da ficha de solicitação específica, que deve ser enviada até o dia 10 de outubro de 2008. Os pedidos serão analisados pelo Grupo Facilitador do FSM 2009 e as reservas estão condicionadas à disponibilidade de espaço físico. Até o início de novembro será enviada uma resposta em relação às solicitações.

Download da ficha de inscrição de estandes:

http://www.fsm2009amazonia.org.br/downloads/Registration_estandes_PT.pdf ou http://www.fsm2009amazonia.org.br/downloads/Registration_estandes_PT.rtf

Por: Adital