30/07/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Curtas Ambientais

AMAZÔNIA

Blairo Magi teria sido um dos pivôs da criseque resultou na saída de Marina Silva dodo Meio Ambiente. O político Matogrossense é o maior produtor de soja no país. Costuma dizer que as leis ambientais prejudicam a economia do seu estado.

A saída da ministra Marina Silva causou apreensão internacional. A preservação da Amazônia tornou-se uma unanimidade mundial. Todavia, as dificuldades são bem conhecidas, uma vez que os interesses econômicos nacionais e internacionais concorrem para o abate das florestas.

O ministro Carlos Minc tomou posse no dia 27 de maio e, nesta ocasião, propôs a criaçãode um Fundo Internacional para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Nesta ocasião, o presidente Lula reafirmou ser preciso proteger o Meio Ambiente e garantiu que a Lei Ambiental será aplicada no país.Para viabilizar o Fundo do Meio Ambiente Carlos Minc afirmou já ter garantido 100 milhões de reais vindos da Noruega. Em seguida a sua posse o ministro viajou à Alemanha em busca de novos apoios.

A criação de uma guarda nacional ambiental proposta pelo ministro Carlos Minc obteve o apoio do presidente Lula. Todavia, o governador do Mato Grosso manifestou-se contrário a fornecer soldados para este contingente preservacionista.

No dia 29 de maio, o presidente Lula e o novo ministro Carlos Minc reuniram-se com os governadores dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amapá, Acre e Pará. O encontro foi em Rondônia.A reunião foi marcada pela pressão do governo federal com o recadastramento de propriedades e restrições ao crédito rural, o presidente colocou a disposição 1 bilhão de reais para financiar os empresários a recuperar as áreas irregulares desmatadas.

O presidente Lula declarou que vai impedir o desmatamento da Amazônia e levar para a região o Desenvolvimento Sustentável. Afirmou também que a Amazônia pertence ao povo brasileiro.

A exigência do governo federal para o recadastramento de propriedades situadas em 36 municípios da Amazônia, na área crítica do desmatamento, foi cumprida até maio por apenas 20% dos listados pelo INCRA.

Determinações restringindo empréstimos públicos a produtores na Amazônia começam a valer em julho. Entretanto, negociações posteriores excluíram destaas propriedades no cerrado.

No dia 7 de maio, deu-se início o Plano Amazônia Sustentável - PAS - para levar às populações dos Estados do Amazonas, Rondônia e Pará, o conceito de cidadania e Desenvolvimento Sustentável. O PAS divide as tarefas entre vários ministérios, inclusive o do Meio Ambiente, estando o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, do ministro Mangabeira, como articulador.

Em encontro com a Ministra Dilma Roussef, Carlos Minc disse querer mais rigor no licenciamento ambiental. Afirmou ser necessário compensar as obras licenciadas com a criação de áreas reflorestadas.

BIOCOMBUSTÍVEIS

& ALIMENTOS

A alta dos preços dos alimentos ameaça reverter todos os avanços globais com desenvolvimento e levar 100 milhões de pessoas em todo o mundo para baixo da linha de pobreza, advertiram, no dia 7 de julho, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. A declaração de ambos foi feita na ilha de Hokkaido, no Japão, onde acontece a reunião de cúpula anual do G8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia.

A ONU conclama os EUA a desativarem o programa de etanol obtido do milho, apontado como a causa do desequilíbrio da oferta de alimentos no mundo. A entidade prevê uma crise devido a elevação contínua dos preços da comida.A ONU reconhece enfrentar dificuldades para assistir 73 milhões de pessoas desassistidas.

Países não produtores de alimentos foram obrigados a reduzir em 40% suas importações devido ao preço destes produtos.

A Bélgica decidiu cancelar o uso do biocombustível nos transportes públicos. A medida visa rechaçar a elevação no preço dos alimentos atribuída ao Etanol, usado, no país, com origem no milho.

O Brasil isenta de impostos a farinha de trigo objetivando a redução em 10% nos preços dos derivados do produto. Nos últimos 6 meses o preço do trigo aumentou 25% no país, refletindo a escassez internacional.

EFEITO ESTUFA

O gelo do Oceano Ártico deve desaparecer inteiramente, pela primeira vez, no verão de 2009 do hemisfério norte. A previsão é do Centro Nacional do Gelo dos EUA. Observa-se uma rápida dissipação das camadas de gelo. O fato é trágico para as espécies marinhas, entre elas, o urso polar. Prevê-se que, a partir da próxima década não haverá mais gelo no Oceano Ártico.

Dia 26 de maio, o presidente Lula, em discurso na abertura do Fórum do BNDS dise que o Brasil cumpre a rigor o Protocolo de Kioto, com o uso de combustível alternativo.

Programa do Ministério do Meio Ambiente está fazendo um novo levantamento sobre o volume da emissão de gases estufas no país.

Sob o comando da casa civil, está em elaboração o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Criado em novembro de 2007, já foram consultadas 100 mil pessoas reunindo propostas para serem debatidas em Conferência Ambiental a ser marcada. No momento faz-se o levantamento das propostas relativas à mudanças climáticas existentes no Congresso Nacional.

ENERGIA

Estudos da Unicamp dão conta ser inviável a hidrelétrica de Belmont, em Altamira, no Pará.A Usina não tem chances de funcionar o ano inteiro, ficando sem produzir energia metade do tempo. Somada a esta contingência natural, a hidrelétrica projetada em área indígena é recusada pelos moradores.

No dia 26 de maio a Justiça Federal suspendeu a licença ambiental que havia sido dada a Usina de Itaqui, no Maranhão.

Usinas de energia movidas à Diesel, no país, foram desligadas em maio. Compensavam as hidrelétricas no período de estiagem.

O etanol já é a segunda fonte de energia do país atrás apenas do petróleo.

Consórcio Belga-Francês e a brasileira Camargo Correa venceram leilão, dia 19 de maio, para a construção da Usina Hidrelétrica do Girau, no Rio Madeira, em Rondônia. Proposta vencedora teve o preço por megawatt/hora de R$ 71,40. Estará totalmente pronta em 2016 e contar´[a com 144 turbinas. Seu custo final será de R$ 8,7 bilhões.

Congresso sobre recursos renováveis em Foz do Iguaçu revelou projeto piloto da Eletrobrás, no Paraná, que aproveita dejetos da criação de porcos para produzir energia elétrica. Gera 30 megawats diários podendo servir de fonte alternativa de energia em fazendas.

FLORESTAS & RESERVAS

Nos últimos 10 anos o Estado do Rio de Janeiro perdeu 13 mil hectares de florestas devido as queimadas.

O governo do Estado do Rio criou, no dia 6 de maio, o Centro Integrado de gerenciamento de incêndios florestais. Visa o combate às queimadas e reúne bombeiros, defesa civil, IEF e Ibama.

A isenção de agricultores do Cerrado de rigidez no licenciamento ambientalpara receberem crédito rural, revista pelo governo federal, desagradou os ambientalistas. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira. Hoje, restam apenas 20% da área original de 2 milhões de km².O cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, abriga plantas de aparência seca, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade . Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, estáseriamente ameaçada pela devastação da soja, milho, algodão, comércio ilegal de espécies, pecuária extensiva e mineração. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.

A Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, tem 2 milhões de hectares e abriga 19 mil indígenas. Cerca de 1% da área é ocupada por agricultores. A demarcação da área depende de parecer a ser dado pelo Supremo Tribunal Federal.Esta é a reserva brasileira que mais questões tem levantado em função de grandes reservas minerais que existiriam sob o seu solo. Desta forma, a questão da demarcação parece ter sido demasiadamente politizada por alguns setores que acusam interesses internacionais de estarem por traz das discussões atuais. O futuro nos dirá mais...

É incrível a quantidade de fenômenos e desastres ecológicos que estão acontecendo atualmente em todo o mundo. Os destaques do último mês foram o Ciclone em Myamar, com 80 mil mortos; terremoto na China com 100 mil mortos; terremoto no Equador; vulcão extinto na Argentina revive; 900 tremores de terra em Sobral, no Ceará e a maior tempestade, em 10 anos, ao sul de Santa Catarina.

A cidade do Recife registra 46 mil casos de violência contra crianças. Cerca de 13% são de abuso sexual.

Missão da Onu no Iraque somou 500 crianças presas pelas autoridades, acusadas de carregarem explosivos.

No dia 21 de maio, no Quênia, 15 mulheres acusadas de bruxaria, no país, foram queimadas vivas.

A África do Sul tem 43 milhões de habitantes e 5 milhões de pessoas infectadas pela AIDS. São 16 milhões de trabalhadores disputando emprego numa economia em dificuldades por conta, também, de 3 milhões de pessoas, refugiadas do Zimbabwe, disputando posições no mercado. Grupos armados, radicais e xenofóbicos, tentam expulsa-los dos país.

Tráfico internacional de pessoas move 9 bilhões de dólares por ano. Atinge adultos e crianças. Cada pessoa na mão dos bandidos vale 30 mil dólares. As mulheres sofrem exploração sexual. Governo Brasileiro criou o Disk100 para denuncias deste tipo de crime.

No Nepal, depois de 240 anos, foi anunciado o fim da monarquia. Negociações haviam tirado da clandestinidade os revoltosos maoístas, que acabaram por ganhar as eleições e assumir o governo, impondo o fim da monarquia. Todo este processo tem a ver com a influência chinesa noslimites do Nepal. O Nepal situa-se a sudoeste do Tibete, que também sofre com a influência chinesa.

Visita do presidente da Rússia à China, em maio, consumou um acordo para a construção de uma Usina Nuclear, com tecnologia russa, no valor de 1 bilhão de dólares.

Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada revelou que 75% das riquezas brasileiras pertencem a 10% da população enquanto os pobres pagam mais imposto do que os ricos.

Legislativo paulista aprova lei que obriga empresas de telefonia celular a adotar os aparelhos neutralizadores da ação eletromagnética sobre os usuários.

Nas escolas paulistas o uso do celular será proibido de acordo com projeto aprovado pelo legislativo. Depende agora de aprovação do governador do Estado de São Paulo.

Na Holanda o uso de urnas eletrônicas foi vetado sob alegação de que não são 100% confiáveis. Técnicos holandeses concluíram não haver segurança total da inviolabilidade dos programas e computadores.

A Universidade do Norte Fluminense criou um sabonete a base de glicerina e Capim Limão, para proteger a pele contra a ação do mosquito da Dengue. O produto ainda não é comercializado.

No dia 6 de maio a Polícia Federal prendeu um prefeito, no estado de Roraima, acusado de manter milícia armada na Reserva Raposa Serra do Sol. Na fazenda do prefeito, localizada na Reserva, foram apreendidas armas e explosivos. O prefeito foi detido e recebeu multas pelo desmatamento da região.

Quanto ao abate das florestas em Mato Grosso e Rondônia, o ministro Carlos Minc atribuiu a expansão da agricultura de soja e a pecuária.

A União das Nações da América do Sul - A UNASUL - foi criada dia 23 de maio, em Brasília, reunindo 12 países do continente. Entusiasta do novo bloco, o presidente Lula deu ênfase a produção de alimentos e da implantação do Conselho de Defesa Militar da região

Por: ForumSec21