21/05/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Entrevista com a Prefeita de Nova Friburgo, Dra. Saudade Braga

“Lutar pela igualdade de oportunidades é a minha principal motivação. Temos que pensar grande, pensar em desenvolvimento para todos”

Século XXI - Desde que assumiu a prefeitura que momentos a senhora considera os mais difíceis e os de maior satisfação?

Saudade Braga: Os momentos mais difíceis para mim são sempre aqueles em que percebo as limitações do Poder Público Municipal para atender a todas as demandas da nossa população. São muitos esses momentos, mas também são muitos os momentos de satisfação: nada pode me dar mais alegria do que ver, por exemplo, o sorriso de uma criança ao ter acesso a uma escola pública com instalações que não ficam nada a dever às das melhores escolas particulares.

De uma forma geral, conseguir oferecer àqueles que precisam do Poder Público as mesmas oportunidades que a iniciativa privada oferece àqueles que podem pagar é um motivo de grande satisfação. É o que acontece como consequência da maioria das nossas inciativas de governo, é o que acontece com os dois mil alunos que tem acesso gratuíto aos cursos de qualificação da Prefeitura, com os mil e trezentos jovens da Oficina Escola de Artes, com as famílias que tem acesso às creches do município. Lutar pela igualdade de oportunidades é a minha principal motivação. O Poder Público não pode assegurar que todos tenham sucesso na sua vida pessoal, mas tem obrigação de estabelecer as mesmas oportunidades para todos.

Seculo XXI - Que realizações a senhora considera como sendo as maiores de seu governo?

Saudade Braga: Sem sombra de dúvidas, a ação social do governo. E essa ação social se deu através da valorização dos serviços públicos. Entendo , como já disse, que é obrigação do Poder Público oferecer aos que precisam dele a mesma qualidade dos serviços prestados pela iniciativa privada aos que podem pagar.

Com base nesse princípio, modernizamos o Hospital Raul Sertã, que hoje tem um Centro Cirúrgico como poucos hospitais particulares do interior do Estado possuem; investimos no Hospital Maternidade, que recebeu o título de Hospital Amigo da Criança da ONU, construímos escolas modernas e amplas, aumentamos de 3 para 38 o número de creches municipais, criamos a Oficina Escola de Artes, o Centro de Convivência da Terceira Idade, enfim, priorizamos a melhoria da qualidade de vida de segmentos da população que não eram atendidos adequadamente pelo Poder Público.

Mas existe uma outra obra da qual me orgulho muito: a da construção da cidadania. Demos vez e voz aos Conselhos Municipais, ouvimos as críticas com espirito aberto e sem ressentimento e procuramos sempre criar um ambiente de discussão livre. Hoje, Nova Friburgo respira um clima de liberdade política. Hoje não há mais retaliações do Poder Público, não há mais a prática do “toma lá dá cá “ entre Executivo e Legislativo, há a total transparência de todos os atos do governo, e, principalmente, os serviços prestados pelo Poder Público ao cidadão comum não são mais barganhados em troca de voto. Ainda que seja um caminho mais árduo, governamos sob a ótica de que somos apenas agentes da vontade popular e devemos, portanto , ser rigorosos tanto no uso do recurso público quanto no exercício das obrigações que temos com a população.

Século XXI - O que pensa do atual momento político-econômico de Nova Friburgo e quais são, em sua opinião, as perspectivas para o nosso município?

Saudade Braga: Hoje Nova Friburgo tem outra imagem e outras condições estruturais. O Poder Público hoje é respeitado em todas as instâncias, a Prefeitura está saneada financeiramente e, principalmente, temos os serviços públicos funcionando como nunca funcionaram antes. Investimos muito na qualificação profissional, através do Centro de Qualificação para a Moda Íntima e, a partir dos próximos meses, com o Cefet e o CVT.O CVT vai qualificar principalmente profissionais para a área de turismo e o Cefet para a área de eletromecânica. Trouxemos a Universidade Federal Fluminense, que vai desenvolver aqui um importante centro universitário. Temos, enfim, as condições estruturais para uma grande arrancada de desenvolvimento . Vem aí as obras do PAC, resultado de uma parceria com o Governo Federal. Serão 61 milhões de investimentos em obras de prevenção às chuvas. Segundo o Departamento de Engenharia da Caixa , essas obras vão gerar 12 mil e 500 empregos em 3 anos. Então, nunca tivemos condições tão favoráveis ao desenvolvimento como temos hoje.

Mesmo no campo da representação política, temos hoje dois deputados estaduais eleitos e um primeiro suplente de deputado federal. A eleição deles foi uma vitória que surgiu da conscientização da nossa região de que precisaríamos eleger nossos próprios deputados.O próximo prefeito poderá, e deverá, contar com o apoio desses representantes. Esses representantes assumiram com a nossa população o compromisso de ajudar a trazer projetos e recursos para o desenvolvimento da nossa cidade e deverão trabalhar em conjunto com o próximo prefeito.

Século XXI - É sabido que as contas do município estão absolutamente saneadas. O momento agora parece ser pautado pela necessidade de desenvolvimento econômico. Neste aspecto, quais seriam as prioridades para o futuro?

Saudade Braga: Continuar investindo na qualificação profissional. Temos que crescer pautados na qualificação, esse é o caminho da modernidade. Não podemos pensar em desenvolvimento para poucos empresários.Um desenvolvimento assim não se sustentaria por muito tempo. Temos que pensar grande, pensar em desenvolvimento para todos. E a única forma de conseguir isso é através da qualificação profissional , que deve estar ao acesso de todos. É sabido que a qualificação é um dos principais, senão o principal fator de atração de investimentos. Ninguém investe em uma empresa se não houver mão de obra qualificada para trabalhar nela. Muito se fala sem conhecimento de causa sobre os incentivos fiscais. É preciso que se saiba que os impostos municipais são muito poucos e são os menos onerosos. Nova Friburgo já oferece incentivos fiscais para empresas que se instalem aqui ou mesmo para aquelas que desejem simplesmente ampliar suas instalações.

Seculo XXI - Quais são as grandes lutas do PSB?

Saudade Braga: Já falei sobre a principal delas: a luta de pela igualdade de oportunidades. O Poder Público não pode se omitir da responsabilidade de oferecer a todos os seus cidadãos as mesmas oportunidades. Por isso, me assusta ver políticos que estão começando agora falando em transferir o Hospital Raul Sertã para a inciativa privada, dizendo que creche não é obirgação do município e sim das empresas. Isso é omissão. Seria fácil administrar apenas para aqueles que na verdade quase não precisam do Poder Público. Bastaria somente embelezar a cidade e pronto. Mas não estaríamos construíndo nada de verdadeiro. Hoje, felizmente, nossa população adquiriu um nível de conscientização que impedirá qualquer tentativa de retrocesso nas atividades de inclusão social do governo.

A construção de uma sociedade melhor passa pelo processo de inclusão social, passa pelo direito pleno de cidadania. E não se constrói uma sociedade melhor sem educação e saúde para todos, sem um árduo trabalho de valorização dos serviços públicos, sem que todos possam ter acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Esse é um trabalho árduo, cujos efeitos não são imediatos, mas não se conhece nenhum outro caminho que tem dado certo em nenhum outro lugar do mundo.

Século XXI - O que significa Nova Friburgo na vida da senhora?

Saudade Braga: Nova Friburgo foi um amor escolhido. Foi a opção da minha vida. Me apaixonei pela cidade desde o momento em que cheguei e a partir daí Nova Friburgo passou a estar em todos os meus sonhos, em todos meus projetos, em cada pensamento meu e em cada passo que dou.

Por: ForumSec