21/05/2008 Noticia AnteriorPrxima Noticia

Dietas: a pressa inimiga da manuteno

Agnes Lutterbach

Grande parte das pessoas passaa preocupar-se com a prpria alimentao quando so diagnosticadas com alguma doena, ou procuram fazer dietas quando querem emagrecer. Hbitos saudveis devem comear desde cedo, evitando problemas futuros e cuidando do bem estar do corpo. Alimentoscertos na proporo correta, exerccios fsicos praticados frequentemente faro com que a auto-estima esteja sempre em alta.

Desde cedo todo mundo aprende que comida se serve com emoes. Criana malcriada fica sem sobremesa, quem se comporta ganha um doce. Por isso a idia de fazer dieta pode lev-lo logo a pensar em fome, sacrifcio, punio. Est no imaginrio: a palavra dieta j vem relacionada a uma folha de alface acompanhada de uma fatia de queijo branco o que para muitos, pode no ser nada apetitoso.

A dieta ideal aquela que leva em conta seus gostos e inclui uma ampla variedade de alimentos com calorias e nutrientes suficientes para uma boa sade.

H inmeros tipos de dietas e muitas destas, no possuem eficcia garantida, por isso to importante ter o acompanhamento de um nutricionista.

Macrobitica: equilbrio entre Yin e Yang

Macrobitica um termo de origem grega que significa grande e vida e baseia-se principalmente na filosofia chinesa das duas foras naturais, opostas e complementares entre si: yin e yang. O yin a fora feminina e representa a escurido, o frio e a tranqilidade. O yang o elemento masculino, que representa a luz, o calor e a agressividade. Juntas, formam um todo equilibrado.

Os macrobiticos recomendam cozinhar ao vapor, em panela de presso, assim como fritar os alimentos de forma rpida e mexendo-os continuamente para que a comida no perca suas propriedades nutritivas. Estas formas de preparar os alimentos tm efeitos muito saudveis, da mesma forma como o modo de comer que esta dieta prope: mastigando bem e com tranqilidade, para que o corpo aproveite as substncias que ingere.

Uma dieta macrobitica adequada pode conter os seguintes alimentos, que apresentam um correto equilbrio entre yin e yang:Cereais integrais: arroz integral, aveia, centeio, trigo, trigo sarraceno, milho, cevada e derivados (farinha, po, massas).Verduras e vegetais martimos. Recomenda-se uma grande variedade de verduras frescas, assim como algas, que so utilizadas para melhorar o sabor e o valor nutritivo dos pratos. Uma mistura de frutas frescas da temporada e da rea onde se habita que deve incluir alguns produtos ctricos.Lentilhas, gros-de-bico, favas, ervilhas, assim como soja e seus derivados, como o tofu (queijo de soja). Sopas,alm de ingredientes orientais como o miss (soja fermentada) e o shoyu (molho de soja).Sementes de abbora, de girassol, gergelim, amendoim, amndoa, avel, nozes, castanhas.

Entre os alimentos que contm muito yin temos acar, ch, lcool, caf, leite, creme de leite, iogurte e a maioria das ervas e temperos. Entre os que contm muito yang esto carnes vermelhas, aves, peixes, mariscos, ovos, queijos duros e sal.

Os alimentos com equilbrio harmonioso entre as duas foras so: cereais integrais, frutas frescas, nozes, sementes, hortalias de folha verde e legumes.

Diet e Light : o que consumir

Muitos consumidores tm dvidas sobre qual produto devem comprar quando fazem dietas: diet ou light? H algumas diferenas e so indicados em ocasies distintas.Segundo a ANVISA ( Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) , o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: nos alimentos para dietas com restrio de nutrientes (carboidratos, gorduras, protenas, sdio) e nos alimentos para dietas com ingesto controlada de alimentos (para controle de peso ou de acares). J os alimentos lightapresentam reduo mnima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a reduo de calorias necessrio que haja a diminuio no teor de algum nutriente energtico (carboidrato, gordura e protena).

A primeira diferena entre o alimento diet e light est na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuio mnima de 25% de nutrientes ou calorias em relao ao alimento convencional. A segunda diferena, conseqncia da primeira: o alimento light no , necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doena (diabetes, colesterol elevado, celacos, fenilcetonricos). Se, o alimento light apresentar eliminao do nutriente, por exemplo, acar (refrigerante light), poder ser consumido pelos diabticos.

Para quem deseja perder peso, o alimento light o indicado, pois muitas vezes possu menos calorias do que o alimento diet, que indicado para consumidores que devem restringir o consumo de alguns nutrientes.

Quando a dieta vai alm da perda de peso

A melhor forma de perder e manter peso com sade aprender a comer direito.A reeducao alimentar a responsvel para quem deseja um equilbrio com a balana. Um cardpio adaptado ao prprio gosto fundamental para uma dieta, pois no adianta fazer restries e abusar de outros alimentos para fazer uma possvel compensao. Algumas modificaes podem acontecer, desde que estejam dentro de um padro saudvel e de acordo com orientaes de um profissional.

Em geral, quem est acima do peso prefere uma mudana radical que prometa uma perda de peso rpida e grande, mas sempre imagina que depois poder voltar aos hbitos antigos. muito difcil fazer uma dessas dietas e mant-la a longo prazo; nenhuma dieta deve restringir alimentos, e sim reeducar a alimentao para que o peso no volte. Se algum ficar sem comer po, arroz e macarro, quando comer novamente, abusar.

E justamente ai onde mora o perigo: privar-se de comer certos alimentos durante um perodo far com que a pessoa exagere um tempo depois e o efeito sanfona acontece. O principal prejuzo das dietas radicais que elas comprometem o sucesso dos tratamentos futuros.

Sacrifcios radicais no so aconselhveis na dieta

Lidando sempre com a alimentao, a nutricionista Carla Calderon que trabalha na loja de produtos naturais Mundo Verde e em um spa da cidade de Nova Friburgo, conversou com o Sculo XXI sobre dietas e a importncia da reeducao alimentar. As dietas da moda escondem um grande perigo, pois a pessoa que a faz no ingere os nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo: carboidratos, protenas, gorduras, vitaminas e minerais. Essas dietas podem provocar transtornos alimentares, desidratao, doenas cardiovasculares, um desequilbrio do organismo. Cada nutriente desempenha uma funo essencial Um exemplo, citado por Carla a dieta das protenas, ter um excesso na ingesto de gorduras e faltar carboidratos. Tem que haver um equilbrio na alimentao, enfatizou.

No comer emagrece, mas pode gerar inmeras complicaes, segundo a nutricionista o metabolismo diminui, mas no o correto, pela falta de ingesto de nutrientes. Podem ser geradas vrias doenas, como as anemias, hipovitaminoses. O organismo fica debilitado e ocasiona a baixa do sistema imunolgico, disse.O perigo de emagrecer muito em pouco tempo est na diminuio da taxa de metabolismo basal ( quando a pessoa est em repouso), quando o indivduo termina de fazer uma dieta, corre o risco de engordar tudo que havia perdido e muitas vezes, engorda at mais, pois o metabolismo estar baixo.

A indicao de dietas sempre feita para cada pessoa exclusivamente, dependendo da situao de cada paciente que procura o profissional. - No existe uma dieta padronizada, deve-se respeitar a individualidade de cada um. A reeducao alimentar indicada para todas as idades, a dieta s indicada em casos especiais, quando o paciente tem alguma patologia, acrescentou a nutricionista.

A mudana para quem faz dietas bastante perceptvel, a auto-estima a primeira a mudar, juntamente com a vida social, o psicolgico e o interesse pela vida, quando chega-se ao resultado desejado, sem contar, claro, com a condio fsica que melhora. Os sacrifcios alimentares so vlidos a partir do momento que a pessoa tem um objetivo, mas os radicais no so aconselhveis, deve-se fazer uma reduo no consumo de alguns alimentos e no uma restrio total. A reeducao alimentar importante pois ensina a pessoa a comer corretamente pelo resto da vida, juntamente com outros hbitos saudveis, como a prtica de exerccios fsicos.

Os grandes viles das dietas so os doces e as gorduras, quando comidos em excesso. A ansiedade e a compulso tambm so enxergados como viles, pois quando se est ansioso, o ataque vai direto aos doces, o desequilbrio emocional conta muito na parte da escolha sobre o que comer. O acompanhamento do nutricionista peridico, e depende da situao do indivduo que procura a orientao do especialista. O nutricionista ensinar o paciente a alimentar-se adequadamente, adquirindo bons hbitos para toda a vida, junto com os resultados desejados.

Quem desejar maiores informaes, pode procurar a nutricionista Carla Calderon gratuitamente no Mundo Verde, em Nova Friburgo. Carla aconselha: nunca faa dietas sem a orientao de um profissional, pois o resultado influenciar na prpria sade finalizou.

Hbitos saudveis e um equilbrio de nutrientes faro com que as pessoas se sintam mais felizes com a prpria sade e com o corpo desejado. J dizia Hipcrates, Faa do seu alimento seu medicamento. Usufrua de uma dieta saudvel, alimentando-se de maneira natural, pequenas modificaes podemtransformar a sade.

Por: ForumSec21