10/04/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Resumo das principais notícias ambientais de março

Dados da Secretaria Estadual de Saúde demonstram que a Dengue teve grande avanço na região serrana. Já em 2007. Cantagalo havia registrado 266 casos; Cordeiro 379; Macuco 178; e Nova Friburgo 151. Até fevereiro de 2008, Cantagalo somava 61 ocorrências e cordeiro 18. Já em março, Nova Friburgo contava com 14 casos de Dengue.

Lotérica,no Rio de janeiro, numa campanha contra a Dengue, passou a trocar um volante da Quina por um mosquito Aedes Aegipty, capturado. A reação popular foi positiva.

Mosquiteira feita de garrafa PET, criada pela UFRJ, mostrou-seuma eficiente armadinha para a coleta de mosquitos. Escolas cariocas receberam o protótipo e passaram a ensinar os alunos a confeccionar a armadilha, usando-a em casa no combate ao mosquito da Dengue.

BT-HORUS – bio-inseticida criado pela Embrapa, mata as larvas do mosquito Aedes Aegipty, não sendo tóxico para animais de estimação e humanos. Os testes finais foram realizados em Rio das Ostras e obteve excelentes resultados. Ele não será vendido no mercado mas direcionado aos municípios que poderão oferece-lo à população.

A cada 2 Km de oceano é possível encontrar 35 mil fragmentos de plástico, revelam os pesquisadores da ONU. Os resíduos são lançados no mar por esgotos e embarcações.

Bloco de Gelo com 400 metros quadrados está se desprendendo da Península Antártica, tomando o rumo da Patagônia, constataram os cientistas, atribuindo o fato ao aquecimento global.

Relatório da ONU afirma que, das 30 geleiras existentes no topo das cadeias de montanhas em todo o mundo, 9 apresentam perda de gelo de até 1,5 metros.

O esfacelamento das camadas de gelo surpreende os cientistas que reformulam suas projeções.Atualmente afirmam estar ocorrendo em 10 anos o que todos previam para os próximos 30 anos.

O Mar Morto, na Jordânia, teve seu nível de água reduzido em mais de 20 centímetros só neste ano. Desde o início do século passado, a perda de água foi de30 metros. As razões deste fenômeno, afirmam os especialistas, são a intervenção humana e a seca prolongada na região.

Na Noruega, um cofre contendo sementes de todo tipo de alimentos foi enterrado no gelo, prevenindo-se um futuro colapso ambiental.

Estimativas dão conta que, se compensando as mortes diárias com os nascimentos, há um acréscimo de 200 mil pessoas por dia no mundo. Com base nesta projeção, o saldo representa um aumento de 73 milhões de habitantes por ano.

Na Austrália, médicos advertem que, dado a característica muito branca daquele povo, 1 entre cada 3 habitantes do país podem contrair câncer de pele devido a destruição da Camada de Ozônio do planeta.

Após 30 anos de pesquisa, pesquisadores italianos concluíram que a poluição do ar ocasiona riscos de infertilidade nos homens. A poluição causa danos aos espermatozóides.

A FAO condena a expansão da produção do etanol nos países ricos, o que estaria ocasionando a alta nos preços dos alimentos.

Cerca de 200 toneladas de arroz, armazenadas no estado doMaranhão, foram destruídos, emmarço, pela vigilância sanitária. Estavam contaminados por fungos causadores do Beriberi. Isto ocorreu depois de mais de mil casos constatados, atingindo 27 cidades daquele estado, tendo sido registradas 30 mortes.

A Agricultura Orgânica, no Brasil, abrangeum total de 800 mil hectares em várias regiões do país. São cerca de 15 mil agricultores envolvidos nesta iniciativa sustentável. O estado do Paraná tem a maior produção, com 5 mil agricultores. O Ministério da Agricultura almeja estimular esta produção para o mercado interno e visando sua exportação. Para tanto, está estabelecendo critérios e regulamentando a produção.

A Polícia Federal fechou, em março, 8 usinas de álcool em Alagoas, libertando 600 trabalhadores submetidos a um regime de escravidão.

A poluição das ruas de Pequim está muito acima dos níveis das capitais ocidentais. O Governo Chinêstenta provocar chuvas artificiais e cria restrições para a circulação de carros, objetivando diminuir a gravidade da poluição, em função do jogos olímpicos.

O Governo Chinês passou a combater o uso de sacolas plásticas no comércio. Calcula-se que 3 bilhões de sacos plásticos são descartados, por dia, no meio ambiente deste país.

Reunidos em março, em Bruxelas, a União Européia aventou a possibilidade de transferir as indústrias poluentes para o terceiro mundo porque os países europeus terão que limitar ainda mais as emissões de gazes estufas. Supõe-se que os limites serão menores para os países menos desenvolvidos.

Acampanha para as eleições presidenciais no Paraguai colocou em debate umareivindicação para arenegociação do acordo existente entre o Brasil e o Paraguai no aproveitamento da energia elétrica de Itaipú. Este acordo prevê que 50% da energia é brasileira, todavia, o Paraguai consome apenas 9% de sua parte, ficando o Brasil com o restante, de forma negociada. O interesse internacionalpor energia aumentou muito e, em função deste fato, a campanha do Paraguai pede a revisão deste acordo

O Governo Brasileiro firmou um acordo tri-lateral prevendo a construção de 3 usinas hidrelétricas com a Argentina, 2 com a Bolívia e 1 com o Peru.

Ecologistas são contrários a construção da rodovia Manaus - Porto Velho (Br 349) - por considerarem que ela estimulará o avanço sobre a floresta amazônica. Prevêem o surgimento de vias paralelas e esta estrada, salientando que o melhor seria a implantação de uma ferrovia.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE- constatou terem sido derrubados, em janeiro, 690 km2 de florestas na Amazônia.

Debate na Câmara Federal revela que 3 milhões de hectares da Amazônia são propriedade de estrangeiros.

O Estado do Rio Grande do Sul criou um selo para certificar o papel de embalagem proveniente de produção sustentável.Desta forma condena o papel originário do desmatamento.

A Ong SOS Mata Atlântica passou a monitorar com rigor, via satélite, os 17% de florestas de Mata Atlântica restantes no território fluminenses. Com isto, espera contribuir para a sua preservação.

Lista do Ibama revela que 400 espécies de animais foram extintas em decorrência da destruição sofrida pela Mata Atlântica ao longo do último século.

No Brasil, as estimativas são que50 milhões de raios caem, por ano, matando pessoas e atingindo as redes de transmissão de energia, telefonia e antenas de televisão. Causam prejuízos da ordem de 1 bilhão de reais.

As mortes por raio continuam acontecendo em todo o paíse só neste ano foram vítimas, pelo menos, 40 pessoas.No Estado de São Paulo há o maior número de óbitos por raios, até fevereiro foram 15.

No Rio de Janeiro foi instalada uma Central de regeneração de gazes cloro-fluor-carbono (CFCs), causadores da destruição da camada de Ozônio. O Brasil é signatário do acordo de Montreal, que prevê, até 2010 a eliminação destes gazes. Eles estão contidos em aparelhos como geladeiras, ar condicionados e aerosóis. Os novos produtos já não contém CFCs.

Estudos da USP revelam que 12 pessoas morrem por dia na capital paulista, vítimas de doenças associadas a poluição . As crianças também são atingidas.

O enxofre no diesel é apontado como vilão dos poluentes. Na Holanda, estudos demonstram que a fumaça do óleo diesel, no interior de uma garagem, afeta o sistema nervoso central do indivíduo e sua absorção prolongada provoca dores de cabeça.

A presença nas estradas brasileiras de 1,5 milhões de caminhões a diesel, tendo em média 17 anos de uso, agora traz preocupação as autoridades, dado o grau de emissão de poluentes. Os estudos da USP sugerem que na capital paulista, cerca de 3 mil pessoas morrem por ano devido ao enxofre do diesel.

Os técnicos indicam a colocação de catalisadores nos veículos para reduzir os índices poluidores. Isto pode ser encomendado pelo proprietário do carro. Os catalisadores custam em média de 500 a 3 mil reais.

A partir de janeiro de 2009, de acordo com normas fixadas pelo governo federal, o volume de enxofre no combustível diesel cairá de 500 para 50 partes por milhão. A medida deverá reduzir o nível de poluição causada pelo combustível e as montadoras terão de adequar os veículos ao novo padrão.

NoBrasil, 35%dos partos são realizados através de cesariana. O índice é considerado muito elevado, já que o tolerado pela ONU é de 15%. A média de cesarianas, na Europa, é de 10%. As mulheres brasileiras estariam sendo induzidas a este método pela comodidade e imediatismo. O procedimento é condenado, fora as circunstancias específicas, porque precipita o nascer da criança antes da sua formação orgânica estar plenamente concluída.

Israel tem, no espaço, um satélite de tecnologia avançada. Lançado, este ano, com a finalidade exclusiva de espionar o programa nuclear Iraniano. O satélite é capaz de fornecer imagens nítidas do solo iraniano, mesmo no período noturno.

A Embrapa, principal órgão gerador de tecnologia no país tem orçamento neste ano de 1,1 bilhões. Em março, o presidente Lula inaugurou, em Campinas um centro de atividades da EMBRAPA, destinado a monitorar, via satélite, todo o território nacional.As imagens serão disponibilizadas aos setores agrícola, pecuária e ambiental.

Duzentos mil pneus usados foram apreendidos, em conteiners, no porto do Rio de Janeiro. Vindos da Europa, foram importados sem autorização, por empresas recauchutadoras brasileiras.

O projeto de regulamentação dos resíduos sólidos tramita no Congresso Nacional desde 1994 sem qualquer avanço. Por isto os Estados e municípios tem adotado medidas próprias para a destinação do lixo à reciclagem. Em 2002 o estado de Pernambuco implantou a reciclagem do lixo obtendo 500 milhões de reais, de resultado anual.

A Ampla instituiu programa de coleta de latas de alumínio no Estado do Rio. Seus clientes cadastrados poderão obter descontos ou até mesmo saldar as contas de luz mediante a troca destes resíduos destinados à reciclagem. Centrais de troca serão instaladas em várias localidades, sendo que a primeira já funciona em Niterói.

Em 2006, 99,4% das latas de alumínio descartadas no país foram coletadas e recicladas, totalizando 788 mil toneladas. Quanto as garrafas PET, apenas 50% teriam sido coletadas.

A madeira plástica obtida com a reciclagem das garrafas PET é usada com sucesso na construção civil. Móveis,dormentes de linhas férreas do metrô paulistano. Como dormente, por exemplo, sua durabilidade é de 50 anos, enquanto um dormente de eucalipto resiste apenas 5 anos.

A semana da inclusão de informática realizada, em março, no Rio de Janeiro, revelou que apenas o Japão e a Alemanha providenciam a coleta do lixo do computador. Quanto aos EUA, estariam transferindo este lixo para a África. O perigo é o fato dos monitores de computador conterem chumbo tóxico e suas baterias serem explosivas.

O uso de celular em Postos de Gasolina não é recomendado. Estudos feitos nos EUA e também pela Petrobras desaconselham esta prática. O cálculo é que aja uma possibilidade em mil de uma ligação de celular, através do impulso eletromagnético, provocar um incêndio no posto. Isto devido às partículas do gás em expansão nestes ambientes. Algumas cidades brasileiras já proibiram este uso.

Prefeitura carioca estima que 300 mil pessoas utilizam regularmente, na cidade, a bicicleta, como meio de transporte. Novas 4.200 vagas de bicicletas estão sendo entregues à população. Em Niterói, 20 bicicletários já estão a disposição dos ciclistas

Por: ForumSec21