15/04/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Ilha Grande segue um novo modelo de parque estadual no Rio de Janeiro

Paulo Virgilio

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governador Sérgio Cabral Filho, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), André Ilha, inauguraram no dia 28 de março a primeira fase do Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado.

Entre outras iniciativas, o local recebeu nova sinalização, guarita, pórtico e reforma do Centro de Visitantes. Também foi renovada a frota de veículos e lanchas, e os funcionários estão recebendo novos uniformes e equipamentos de combate a incêndios florestais.

Está prevista ainda a atuação do primeiro destacamento de guarda-parques do Corpo de Bombeiros no estado. “Os guarda-parques são servidores que ficarão inteiramente dedicados a orientar e a educar os visitantes, e também a fiscalizar toda espécie de agressão ao meio ambiente da Ilha Grande”, explicou André Ilha.

O presidente do IEF explicou que a maioria das agressões verificadas na ilha está relacionada mais à visitação descontrolada do que ao desmatamento.

O Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual da Ilha Grande teve início em fevereiro do ano passado, quando a área da unidade foi ampliada de 5,6 mil para 12 mil hectares, por decreto do governador Sérgio Cabral Filho.

Idealizado por Carlos Minc, o projeto inaugura no estado o conceito de parque-modelo, com apoio ao ecoturismo, guias bilíngües e sistema de vigilância permanente.

Por: Agencia Brasil