17/03/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Você sabe o que é Biodança?

Biodanza®: uma proposta evolucionária

A Biodanza é um sistema desenvolvido pelo Antropólogo e Psicólogo chileno Rolando Toro, que propõe aintegração do ser humano em três espaços relacionais: consigo mesmo, com outros seres humanos e com o meio em que interage . Suametodologia possibilita àspessoas o contato comsuas potencialidades através de exercícios lúdicos e motivantes denominados Vivências, que se diferenciam dos exercícios ou dinâmicas de grupo convencionais pelo seu foco no máximo desenvolvimento da capacidade perceptiva do participante. Nesse contexto, a ampliação da percepção transcende a dimensão contemplativa, alcançando um aspecto dinâmico e relacional, o que significa estimular a capacidade de viver cada momento presente, aqui e agora.

Existem diversaspatologias existenciais que ganharam reforço na contemporaneidade, e algumas delas refletem intensas dificuldades de vivenciar o momento presente e os fatos da realidade: a Depressão e demais estados melancólicos, a Ansiedade, o Pânico e outros transtornosque se associam às percepções de presente, passado e futuro.

“Quando aprendemos a viver intensamente o presente, começamos a compreender a coerência de nosso passado, o significado transcendente de cada fato que se sucedeu em nossa vida. Desde aqui percebemo-nos capazes de superar o medo do futuro com uma postura proativa diante de nossos projetos e assim resgatamos a confiança em nós mesmos e em nossa capacidade enquanto realizadores.” (Rolando Toro)

O modelo da Biodanza contempla cinco linhas de vivência que se complementam dinãmica e sistêmicamente:

1 - Vitalidade – busca desenvolver no participante a percepção de suas necessidades biológicas edas conseqüências de seus hábitos de vida, oferecendo caminhos para a modificação do estilo de vida estressante para outro mais saudável por meio da auto-regulação orgânica. A projeção existencial da vitalidade é basicamente a energia para aação, a capacidade para realizar os objetivos.

2 – Sexualidade – Em biodanza a sexualidade é compreendida como fator intrínseco à vida humana, e não se restringe à genitalidade. A abordagem da sexualidade em biodanza busca resgatar a relação de prazer com a vida para que possamos desfrutar dos momentos preciosos de nossa existência, do simples ao complexo, estabelecendo uma relação ‘sensual’ com a vida. Isso requer desenvolver também a capacidade de expressão, atribuída à próxima linha.

3 – Criatividade – o potencial criativo está presente em todo ser humano de forma única. A Biodanza busca estimular a expressão singular dos participantes, favorecendo através dos exercícios o encontro comsuainspiração para novas idéias, imagens, soluções existenciais, etc, e a coragem para expressar-see realizar o idealizado.

4 – Afetividade –o modelo da Biodanza é essencialmente relacional. As vivências se dão em grupo.A vinculação afetiva entre as pessoas do grupo vai se construindo de modo progressivo permitindo o surgimento da amizade e da solidariedade.Vivemos sob a influência de uma cultura solipsista, que cada vez mais se sofistica, gerando e/ou acentuando nas pessoas dificuldades de se relacionarem. Os efeitos disso sãoas ambiências competitivas, anti-éticas, solitárias, egocêntricas que se instauram nos diversos contextos onde interagimos: social, profissional e familiar. Rolando Toro caracterizaa Biodanza como uma “pedagogia do encontro humano”. Encontro consigo, com o outro,e com tudo e todos que estão à nossa volta.

5 – Transcendência – aqui nos referimos à capacidade de ir além, expandir os próprios limites, que são considerados circunstanciais, portanto,passíveis de serem alargados horizontalmente. Expandir os horizontes pode significar vivenciar a capacidade de criar a própria realidade.

Para Rolando Toro o caráter evolucionário daBiodanzase desvenda no Princípio Biocêntrico, princípio teórico-filosófico norteador do Sistema,segundo o qual o Universo está organizado em função da vida. Nesse sentido,a Biodanza através de sua metodologia atua no sentido depreservar a vida, favorecê-la e conduzi-la ao seu mais alto valor.

Rosimar Girão (Nova Friburgo)

Facilitadora Didata De Biodanza Pela International Biocentric Foundation - Chile . Membro do Corpo Docente da Escola De Biodanza Rolando Toro do Rio de Janeiro. Tel para contato: 2533 0773 e (022) – 88165996

www.biodanzario.bio.br- www.biodanza.org

Texto: Rosimar Girão

Por: ForumSec21