28/02/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

BNG2 realiza seminário "Os Comites de Bacia e o Saneamento Básico"

O Comitê de Bacia Hidrográfica desempenha um papel de importância ímpar no modelo de gestão participativa dos recursos hídricos. É através dele que se pretende obter uma unidade e uma participação mais adequada dos órgãos com interesse na gestão dos recursos hídricos. Assim, existem muitas dificuldades a serem enfrentadas no que se refere aos recursos hídricos da bacia do BNG2. Além da grande ocupação humana nas faixas marginais do rio, outro grande problema é o lançamento de efluentes (industriais e domésticos) e agrotóxicos nos mananciais hídricos. Esses são dois dos grandes problemas da poluição dos corpos hídricos da bacia hidrográfica do BNG2.

Vale ressaltar que grande parte dos municípios situados na bacia hidrográfica do BNG2 recebem o rio em estado avançado de poluição, principalmente por esgotos domésticos e industriais. Daí resulta a necessidade de trabalhar em caráter de cooperação entre todos os municípios da bacia, formando a consciência de que existe uma integridade dos recursos hídricos e que sua gestão participativa necessita da compreensão de todos no sentido de que estão inseridos num mesmo contexto.

O lançamento de esgoto doméstico sem tratamento é um dos principais responsáveis pela perda das fontes de água potável da região. Por outro lado a utilização de agrotóxicos também contribui incisivamente para esse processo. Essa é a situação ambiental que se verifica na região da bacia do BNG2, onde o CBH deverá atuar diretamente procurando promover alternativas e soluções no seu trabalho junto a esses setores da sociedade.

Desta forma, e, considerando o papel essencial que um Comitê de Bacia Hidrográfica desempenha processo de gestão participativa dos recursos hídricos, é com imensa satisfação que convidamos para participar do Seminário: “O COMITÊ DE BACIA E A QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO”, o qual será realizado no dia 04 de março de 2008, terça-feira, 17 horas, no Auditório do SENAI, localizado na Rua Prefeito José Eugênio Muller, 220, Centro, Nova Friburgo.

Por: ASCOM BNG2