15/02/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Jovens Vivendo Arte Contemporânea: multiplicadores da Arte!

Em Nova Friburgo, tudo começou com um grupo de estudos de arte contemporânea, e hoje, além de jovens estudantes e admiradores desta modalidade artística, esse jovens são formadores de opinião e multiplicadores da arte: em 2008, cada integrante do grupo estará trabalhando em sua comunidade tudo o que vem aprendendo nas oficinas, aulas, cursos e viagens.

Em fevereiro de 2007, fizemos uma matéria sobre o grupo “Jovens vivendo Arte Contemporânea”, que começava a dar seus primeiros passos – o primeiro encontro destes jovens foi em 16/10/2006. Para os que não acompanham a trajetória do grupo, ele é formado por 12 jovens estudantes do curso de formação de professores – IENF, em Nova Friburgo, e é orientado e assistido pelos educadores Rose Borges (Artes), Ana Clara (Literatura), e César Lapa (Filosofia).

O ano de 2007 foi muito intenso para estes meninos, que fizeram sua primeira exposição no SESC- instalações sobre o tema ‘ Operários em Construção’; exposição de xilogravuras, juntamente com a artista Mary Pontes, na Usina Cultural; oficinas para a comunidade, como a de argila, do dia Internacional da Mulher; participação com o curta “Saber Viver” na mostra Geração do Rio Festival 2007; participação na mostra de fotos da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo, no mês de novembro; além de viagens culturais, fóruns e etc.

Mais do que fazer parte de um grupo, estes jovens agora sentem-se parte da sociedade: eles estão constantemente nas exposições, palestras, debates, teatros – alguns inclusive atuaram na peça “Antes que o Natal se apague”, apresentada nos dias 8 e 9 de dezembro. Sem contar que, com cada jovem, vem a família, que passa a atuar de maneira mais direta na vida cultural da cidade. Novas gerações de espectadores e apreciadores da arte!

O ano de 2008 promete, iniciando com o convite para uma exposição, em junho, no Memorial da América Latina – São Paulo –com xilogravuras. Tráta-se de uma exposição dos dez maiores caricaturistas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles Ziraldo e Paulo Branco, que pretendem homenagear  40 grandes escritores da literatura brasileira. O objetivo da exposição é apresentar a importância do ilustrador em obras literárias.

Mas talvez, o maior passo de 2008 seja o projeto de ‘multiplicadores’: por iniciativa dos próprios jovens, cada um levará para sua comunidade o que vem aprendendo nesta caminhada pela Arte. Mais do que ‘colher frutos’, o grupo certamente fará germinar novas sementes!

Por: ForumSec