07/03/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Morte do grande mestre Bobby Fischer coloca em evidência o Xadrez

É sabido que Fischer tinha um QI de 183 numa escala onde se considera QIs acima de 126 como de pessoas super dotadas. Fischer foi o único jogador na história do Xadrez (possivelmente na história de todos os esportes) a vencer dois TOP 10 (os 10 melhores jogadores do mundo) por 6X0. “Excêntrico, arrogante, insano, incomparável e genial, era Bobby Fischer. Para aqueles que o admiram foi uma das personalidades mais intrigantes e marcantes do nosso século.

O Ex-campeão mundial era um crítico ferrenho da política externa norte-americana e foi bastante perseguido por isto.

Nascido na cidade de Chicago, em 09 de março de 1943, Robert James Fischermostrou-se, desde cedo, um gênio. Aos 14 anos conquistou o campeonato americano de Xadrez. Um ano mais tarde, recebeu o título de grande mestre, a maior distinção deste esporte. Em 1972, aos 29 anos de idade, tornou-se o único americano a conquistar o campeonato mundial de Xadrez, derrotando o russo Boris Spassky e décadas de supremacia da antiga URSS. A conquista tornou-se um dos símbolos do governo americano na “Guerra Fria”. A morte de Fischer, na Islândia, aos 64 anos, em 17 de janeiro, traz a tona a discussão sobre o Xadrez, um jogo fascinante e extremamente envolvente e profundo.

As Origens do Xadrez

“Alguma vez os homens foram semideuses, senão não teriam inventado o Xadrez.”

Alexander Alekhine

A criação do Xadrez é um grande mistério e não há dados históricos que confirmem a exata origem do jogo. Alguns historiadores atribuem sua criação ao Rei Salomão, que governou Israel de 961 AC a 922 AC; outros, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Porém, há indícios de que o Xadrez já era disputado no Antigo Egito. A informação mais divulgada durante os últimos 3 séculos dá conta de que o Xadrez tenha sido inventado há, mais ou menos, 4 mil anos, na Ásia Central, no noroeste da Índia. Conta-se que um certo rei estavadoente e muito preocupado com a sua condição, ao quelhesugeriram que se distraísse um pouco. Para ele, o sábio Dahir al-Hindí elaborou o jogo de Xadrez. Existem também registros sobre um certo Rajá Balhait que teria solicitado à Sissa, um sábio da corte, que desenvolvesse um jogo que desenvolvesse valores como a Prudência, Inteligência, Visão, Decisão e Ponderação.Nestes registros, o Xadrez se chamava Chaturanga. O primeiro registro do Xadrez, como conhecemos hoje, data do ano 900 DC (Guinness Book -1995).

Características do Xadrez

Tal como é jogado atualmente, o Xadrez é medieval em seu caráter. Se assemelha a uma guerra convencional e a um jogo da corte, conforme pode ser visto pelos nomes e ação de suas peças. Foi o jogo dos Reis e hoje é o Rei dos Jogos. Os peões são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria, dos bispos e dos personagens da realeza, cada qual com um movimento característico.

Se todos esses personagens desapareceram de muitos países do mundo, o Xadrez permanece como um jogo de distinção, capaz de exigir da mente humana o mais elevado esforço.

É justamente aí que o jogo de Xadrez se distingue dos demais jogos. É um jogo 100% de destreza mental e 0% de sorte. O Xadrez é considerado ciência,esporte e arte. Vejam as palavras de um dos maiores enxadristas de todos os tempos, o não menos brilhante ex campeão mundial Garry Kasparov:

“Alguns dirão: “Os jogadores de Xadrez participam de torneios e disputam partidas, lutam para vencer e o resultado é importante para eles, o que significa que o Xadrez é um esporte. Ele desenvolve a força de vontade e ajuda as pessoas a se tornarem mais fortes.

E como pode alguém convencer outro da correção da opinião daqueles que sempre se impressionam com a beleza das combinações e das táticas do Xadrez? Para estes um engenhoso sacrifício da Dama em uma partida perdida é fonte de prazer, ao passo que uma partida monótona, forçada, os deixa indiferentes. Para estes o Xadrez é uma arte, capaz de trazer felicidade e de dar sentido aos momentos de lazer.

Ao mesmo tempo, há também muitos entusiastas capazes de passar noites em claro resolvendo um problema do tipo: Por que as pretas moveram a Torre para a casa d8 em vez de mover o cavalo para a casa c6? Por que a posição das pretas é melhor? Para estes o Xadrez é principalmente uma ciência baseada no raciocínio lógico.

Por minha vez, gosto do Xadrez pela sua versatilidade e sua multiplicidade. Foi a beleza e o brilhantismo dos golpes táticos que me cativaram ainda na infância.”

O Xadrez na educação

O Xadrez é excelente instrumento na educação. Exercita a disciplina, o poder de cálculo, a concentração, a arte da estratégia, a paciência, a prudência, a ponderação, melhora o desempenho escolar como um todo, além de sugerir a estruturação de personalidades persistentes, metódicas e possuidoras de auto controle. Nunca antes o prazer e a disciplina andaramtão juntos como no jogo de Xadrez.

Na longa história do Xadrez, além do saudoso Bobby Fischer, outros grandes expoentes se destacaram com honras dentre os milhares de jogadores em toda a história. Desde o século XVIII até os dias atuais foram eles: Philidor, Paul Morphy, Lasker, Steinitz, Capablanka, Alekhine, Euwe, Botvinnik, Smislov, Tal, Petrossian, Spassky, Karpov, Kasparov, entre outros, tem suas partidas anotadas para que as gerações vindouras possam apreciar e aprender o requinte de suas genialidades.

Por: ForumSec21