23/01/2008 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Governo começa a elaborar plano nacional sobre mudanças climáticas

Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Comitê Interministerial sobre Mudanças Climáticas, instalado no último dia 17, vai se debruçar sobre diretrizes específicas, determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para elaborar um plano nacional que estudará formas de minimizar as mudanças do clima por meio da redução das emissões de gases, reflorestamento e manejo de florestas, adaptação às condições regionais, pesquisa e desenvolvimento, bem como capacitação de material humano.

A informação é da secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Telma Krug, que hoje (19) concedeu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional

De acordo com a secretária, essas linhas básicas irão direcionar o comitê com relação à futura criação de uma política nacional sobre o tema.

Ela disse que o comitê possui representantes de 16 ministérios, de alguma forma ligados à questão, como Agricultura, Ciência e Tecnologia, Reforma Agrária, Saúde, Transportes e Casa Civil. O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas também tem assento no comitê como convidado.

Telma Krug disse que o Brasil já dispõe de alguns estudos científicos que identificam vulnerabilidades, mas salientou que "é muito difícil prever exatamente como vão ocorrer as mudanças", até porque os impactos esperados variam de acordo com a região.

De modo geral, acrescentou, o que se associa a mudanças climáticas são alterações na temperatura média da superfície e elevação do nível do mar, bem como freqüência e intensidade de fenômenos meteorológicos.

Com essas previsões, cabe ao comitê sugerir ações preventivas contra eventuais ocorrências a serem provocadas por mudanças no clima.

Por: Agencia Brasil