03/12/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Curtas - Notícias ambientais de novembro

Nova Friburgo e região

Bombeiros de Nova Friburgo apontam as queimadas agropecuárias e os balões como as principais causas para a origem dos incêndios nas florestas do município. A falta de concurso para o Corpo de Bombeiros no último ano limitou a guarnição local, insuficiente para o combate dos 321 focos de incêndio registrados.

A empresa Itaocara Engenharia LTDA apresentou projeto no IBAMA afim de obter licença ambiental para a construção de uma usina hidrelétrica em Itaocara, cuja barragem ocupará uma área de 76,20 kms quadrados. A área alagada atingirá 5 municípios do Rio de Janeiro ( Carmo, Itaocara, Sto Antonio de Pádua, Aperibé e Cantagalo) e 3 de Minas Gerais (Estrela Dalva, Pirapetinga e Volta Grande). A obra prevê a remoção de 873 famílias. A prefeitura de Cantagalo tem reagido contra o alagamento de terrasno município.

Energia

Na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, um centro de pesquisas desenvolve umas das tecnologias do futuro, a matriz energética contida no bagaço de cana. Em outubro, o presidente Lula visitou o local.

A utilização do bagaço de cana como combustível possibilitaria limitar a expansão do plantio da cana, asseguram os técnicos. Por enquanto, apenas 1/3 da planta é aproveitada. O bagaço tem sido queimado, desperdiçado.

Ônibus movido a Etanol é um novo projeto piloto para São Paulo. A poluição na capital paulista é tamanha que as autoridades e empresários veêm no etanol a única solução para São Paulo, que diariamente tem 150 mil ônibus em circulação.

Calcula-se que 400 mil trabalhadores sobrevivem, no Brasil, do corte da Cana de Açúcar. Os problemas sociais são mais graves no norte e no nordeste.

A FAO afirma que a alta no preço do trigo está provocando tensão social em países pobres. A alta no preço dos alimentos deve-se ao direcionamento do milho nos EUA para a produção de Etanol.

O corte no gás assustou bastante o Rio de Janeiro, cuja frota é de 627 mil veículos, a maior do país. Quanto as indústrias, estas passariam a usar o óleo combustível, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, aumentando as emissões de poluentes.

O presidente Lula se reune, no dia 12 de dezembro, com o presidente Evo Morales, na Bolívia. Lula oferecerá investimentos ao país vizinho, em busca do gás. A meta seria ampliar a capacidade extrativa da Bolívia, que não possui tecnologia suficiente para aproveitar todo o seu potencial.

Enchentes e seca

Na última década ocorreram no Brasil 930 desastres naturais afetando 6 milhões de pessoas, segunda a Defesa Civil.

A seca atinge 93 cidades no norte de Minas Gerais. Não chove desde abril. A população está sem água e os animais estão morrendo.

O exército atua no abastecimento de água para a população de 10 municípios do Ceará, que estão em estado de emergência devido à seca. No Tocantins não chove a 6 meses.

O fenômeno El Nino, semelhante ao verificado em 2001, se repete em 2007, dizem os especialistas. A seca atinge 5 regiões do planeta incluindo locais na Europa, Estados Unidos, México e Brasil.

No Semi-Árido brasileiro, o rio Acre pode secar em 2 anos. 192 mil hectares da região estão desertificados, atingindo 2 milhões de pessoas.

As fortes tempestades no sul brasileiro são mal distribuídas, havendo áreas onde a seca prevalece.

Desmatamento

Imagens de satélite possibilitam enxergar mais rápido o desmatamento da Amazônia. Tenta-se, assim, explicar o aumento de 8%, observado em setembro. Em Rondônia, o aumento do desmatamento chegou a 600%, próximo a fronteira da Bolívia. Em Mato Grosso, 250 km de florestas foram destruídos este ano. Todo este quadro coincide com o aumento do preço da soja no mercado internacional.

Os parlamentares da frente ecológica e Ongs fazem pacto pela valorização das florestas. Propõem a criação de um fundo econômico, destinado a incentivar os proprietários de terras a preservarem as florestas.

Cogita-se a criação de um selo verde para provar o compromisso dos bancos com o meio ambiente. Constata-se que os bancos vem se valendo da causa ambiental nas propagandas, muito embora efetuem muitos e grandes empréstimos para atividades que degradam o meio ambiente.

Proteção aos animais

A ação conservacionista de brasileiros abnegados tem colocado fora da lista de extinção os macacos Muriqui, Mico-Leão e Macaco Prego, conforme a ONU.

Tráfico de animais rende 2 bilhões de reais no país. Os animais vão para os mercados de São Paulo e Rio de Janeiro em grande número e também são levados para o exterior através dos aeroportos. Por causa da captura indiscriminada, 355 espécies estão ameaçadas de extinção.

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou, em outubro, multa de 2 mil reais contra quem causar maus tratos a animais, inclusive abandono em residências. A lei atinge pessoas físicas e jurídicas, prevendo também a perda de alvará e o agravo das multas em caso de reincidência.

Bicicletas

No Brasil, o uso de bicicletas para o transporte é de apenas 4%, enquanto na Europa chega a 20%. O país já conta com 2.500 km de ciclovias em cidades. O Ministério das Cidades quer ampliar as ciclovias e vai contemplar os municípios com financiamentos de projetos que apresentem viabilidade para facilitar o transporte coletivo.

No Rio de Janeiro, o secretário Julio Lopes anunciou que o governo do Estado vai incentivar o uso de bicicletas nas cidades planas como São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Serão construídas Ciclovias e Bicicletários.

Cidade do Rio de Janeiro

As lagoas de Jacarpaguá e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebem poluição constante do Canal do Arroio Fundo. Uma Estação de tratamento de esgotos para a região, prometida para o Pan, ainda não foi concluída.

As lagoas poluídas de esgotos, na Barra da Tijuca, são o alimento vital para a proliferação das algas tóxicas que atingem diversas praias do Rio de Janeiro.

Usando 70 mil pneus velhos na composição do asfalto, a prefeitura do Rio está recapeando as pistas da Avenida Atlântica.è o famoso asfalto borracha que se constitui em ótima solução para os pneus usados.

O Ibama e o IEF, acionados pelo Ministério Público, estão investigando praias de Angra dos Reis e Ilha Grande, o fato de particulares, usando cães e seguranças , impedem o acesso público as praias. A legislação brasileira não permite a existência de praias particulares.

Lei sobre gordura TRANS foi sancionada pelo governo do Estado de SAnta Catarina exigindo que os produtos tenham especificações legíveis sobre a quantidade de gordura trans existente.

Decreto do governo do estado do Rio dá prazo de 3 anos para supermercados substituírem as sacolas plásticas. Os supermercados discutem a inovação que visa combater o lixo plástico.

Os acidentes de transito constituem a maior causa de mortes na população brasileira. Morrem, em média, 95 pessoas por dia no transito nacional.

Mundo

A Rússia suspendeu a construção de uma Usina Nuclear no Irã. Em visita ao país, o presidente russo defendeu o desenvolvimento nuclear para fins pacíficos. A estratégia da Rússia é exigir mais transparência do programa nuclear iraniano. O Irã já tem 3 mil centrifugadoras para o enriquecimento do Urânio. Embora especialistas da Agencia Internacional de Energia da ONU afirmem não existirem provas de que o Irã esteja desenvolvendo armas atômicas, o serviço secreto israelense afirma que a Bomba Atômicairanianaestarápronta em 2009.

46 milhões de abortos foram feitos no mundo em 2003, sendo que 19 milhões deste total, foram abortos clandestinos.

Segundo a ONU, na Índia, existem 55 milhões de crianças em trabalho forçado, sem remuneração. O ramo de confecção abusa da escravidão.

A Coréia do Norte e do Sul restabeleceram relações diplomáticas em 4 de outubro, firmando pacto de reconciliação. A Coréia do Norte prometeu para novembro por fimao seu programanuclear com fins de teste de bomba.

Pesquisa na Suécia conseguiu 95% de resultados positivos para uma vacina anti aids, prevista para daqui a 2 anos.

Nos EUA foram lançadas roupas portando alarmes acionados em caso de violência contra o indivíduo que use o vestuário.

Nos últimos anos, 800 milhões de chineses deixaram a zona rural partindo para as cidades causando a triplicação do consumo. Maior produtor mundial de minério de ferro, são consumidos, anualmente, 450 milhões de toneladas de minério produzidas pelos chineses e mais 200 milhões de toneladas importadas do Brasil. Vão atender principalmente o crescimento das cidades, na construção civil.

Em Hong-Kong, na China, a maioria das residências possui filtros de ar para livrar os moradores da poluição que toma conta da cidade. 40 % dos bebes chineses apresentam problemas associados a poluição onde as doenças pulmonares são mais frequentes.

A China anunciou que construirá uma Estação Espacial e planeja, para breve, colocar um sonda não tripulada em órbita da Lua.

Os vôos orbitais para passageiros terão o seu início em 2009. Por 200 mil dólares serão oferecidos passeios rápidos pelo espaço, na falta de gravidade, será possível ver a Terra a retornar à base. Já os vôos mais amplos, de alguns dias, a 450 km de altura estão previstos para 2012 e custará 3 milhões de dólares. Os projetos estão sendo desenvolvidos por empresas dos EUA. Terão naves recuperáveis, dotadas de luxuoso hotel, cercado de vidraças.

O presidente dos EUA, Geoge Bush quer reduzir as emissões sem prejudicar o crescimento econômico. Em reunião com representantes de 16 nações propôs a criação de um fundo internacional para a capacitação em novas tecnologias, aproveitando matrizes energéticas limpas.

Conversação sobre o clima será realizada, em dezembro, na cidade de Bali, na Indonésia.

A Indonésia tem a segunda maior floresta tropical do mundo, depois do Brasil, porém as madeireiras asiáticas avançam sobre os recursos naturais daquele país num ritmo frenético, jamais testemunhado anteriormente em toda a história desta atividade. A madeira extraída é exportada a preço irrisórios. A população atua fortemente no desmatamento pela chance de sobrevivência, mas permanece na pobreza. Ambientalistas solicitam que não se compre madeira da Indonésia e lutam para criminalizar a operação.

Relatório da ONU, em outubro, revela que 75% dos recursos pesqueiros do planeta estão esgotados devido a pesca predatória.

Por: ForumSec21