Martin Luther KingSamuel Beckett

Mestre de Vida: Malcolm X

Malcolm X Malcolm X 1925 - 1965

Malcolm X

Quando Malcom X tinha seis anos, seu pai, Earl Little, foi assassinado por ser negro. Este fato acabaria por transformar Malcom X num dos maiores defensores do povo negro nos EUA. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana de inspiração separatista. Depois de uma adolescência rebelde, foi uma das grandes vozes da fé negra e muçulmana e desafiou a busca não violenta pela integração, defendida por Martin Luther King. Articulado, apaixonado e um orador nato, Malcolm X incentivou os negros a se livrarem das algemas do racismo por qualquer meio necessário. Na década de 1960, a sociedade americana era muito racista e a Ku Klux Klan assassinava negros, através de suas correntes reacionárias. Malcon X foi uma das vozes mais corajosas contra o preconceito e a violência. Em 1998, a revista Time, colocou a “Autobiografia de Malcolm X” entre os 10 livros mais importantes do século XX. Devido à seus esforços, a fé islâmica cresceu de 400 membros para 40.000 membros. Foi assassinado

aos 39 anos, em Nova Iorque. Mais tarde, suas ideias foram divulgadas por movimentos como os “Black Power” e os “Panteras Negras”.

Ensinamentos:

“O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.”

Meus irmãos e irmãs pretos, ninguém jamais saberá quem nós somos... até nós sabermos quem somos! Nunca seremos capazes de ir a qualquer lugar, se não soubermos onde estamos.

O homem branco quer que os homens pretos permaneçam imorais, depravados e ignorantes. Enquanto permanecermos nessas condições, continuaremos a suplicar, e o homem branco nos controlará. Jamais poderemos conquistar liberdade, justiça e igualdade enquanto não estivermos fazendo por nós mesmos!

Fisicamente os afro-descendentes podem permanecer no Ocidente, lutando por seus direitos constitucionais, mas filosófica e culturalmente precisam desesperadamente voltar para África e desenvolver uma unidade ativa na estrutura do pan-africanismo.

Todas as experiências se fundem em nossa personalidade. Tudo o que nos acontece é um ingrediente.

As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.

Se você puder chegar através da neve, da tempestade e da chuva, saberá que poderá chegar quando brilhar o sol e tudo estará bem.

Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, eles te farão amar o opressor e odiar o oprimido.

Não há nada melhor do que as adversidades. Cada derrota, cada mágoa, cada perda, contém sua própria semente, sua própria lição de como melhorar seu desempenho na próxima vez.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL