Swami VivekanandaGeorge Bernard Shaw

Mestre de Vida: Jesus

Jesus Jesus 0 - 33

Jesus

Comenta-se, entre pesquisadores mais curiosos, que Jesus, antes de sua iluminação, teria estado muito tempo se preparando no Oriente. Alguns afirmam que esta preparação teria se dado entre os essênios, que constituíam um grupo ou seita judaica ascética que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.C. até o ano 70 d.C.

Mais importante do que a preparação de Jesus foi o fascínio que exerce até hoje a sua “personalidade” e a espantosa influência que ele teve na história do Ocidente, inclusive estabelecendo marcos temporais à partir de sua existência. Diferente de outros mestres da sabedoria universal, Jesus teve fortíssima inserção na história local, sugerindo novas e instigantes abordagens sobre o amor, o relacionamento, o sentido e a finalidade da vida, a política, a poesia e a conduta. Relatos contidos na Bíblia atestam que a força de sua iluminação foi tamanha que o conduziu a uma absoluta união com Deus, o que o levou a proferir as famosas máximas: “Eu e o Pai somos um” e “Eu sou o Caminho, a Verdade a a Vida”.

Ensinamentos:

“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”

“Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assimfalo”

“Ai de vós doutores da Lei, que onerai os homens de fardos insuportáveis, quando vós mesmos nem com um dedo tocai nestes fardos”

“Não andei inquietos, nem digais: o que havemosde comer? Com o que nos havemos de vestir? Os mundanos é que se preocupam comtodas estas coisas. Vosso pai celeste sabe que de tudo isto haveis mister. Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e tudo mais vos será dado em acréscimo.”

“Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?”.

“Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que está nos céus.”

Porque na verdade vos digo que se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível.

“Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

“Aquele que dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.

“O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL