Papa FranciscoAristóteles

Mestre de Vida: Nichiren Daishonin

Nichiren Daishonin Nichiren Daishonin 1222 - 1282

Nichiren Daishonin

Nichiren Daishonin foi um importante monge budista japonês. Fundou o budismo Nitiren, um segmento reformador do budismo. Antes de falecer, deixou documentos transferindo seus ensinamentos a seu discípulo Nikko, que construiu o templo Taisekiji, a atual sede da Nichiren Shoshu.

Ao contrário de Buda Sakyamuni, que foi filho de rei, os pais de Nitiren Daishonin eram pescadores. Naquela época, os pescadores e caçadores eram desprezados porque sua sobrevivência envolvia tirar vidas.

Em1237, tornou-se sacerdote budista. Foi muito influente no seu tempo.

Passou seus anos finais escrevendo cartas de orientação e pregando sermões. Quando sua saúde piorou viajou para o Monte Minobu em 1282.

Ao chegar a casa de um seguidor, Nitiren sentiu que seu fim estava próximo e iniciou os preparativos. Proferiu o último sermão e nomeou seis discipulos para continuar a propagação do seu ensinamento. A Associação Soka Gakkai Internacional considera Nichirem um Buda.

Ensinamentos:

Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês.

Mesmo que ocorram vários obstáculos e maldades, desde que não se crie a dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de Buda. Não duvidem dos benefícios do Sutra de Lótus mesmo que não haja proteção dos céus. Não lamentem a ausência de segurança e de tranqüilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, criando a dúvida eles abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.

Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta.

De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua terra também será impura. Pelo contrário, se suas mentes são puras, assim será sua terra.

Maus amigos são os que falando candidamente, insinuando, bajulando e fazendo habilidoso uso das palavras, conquistam o coração dos ignorantes e destroem a bondade das pessoas.

Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue orando, não importa o que acontecer, e então experimentará a grande alegria da Lei.

Não importa os problemas que possam ocorrer, os senhores deverão considerá-los transitórios como sonhos, e encher os corações com o Sutra de Lótus.

O tesouro do corpo é mais valioso do que aquele guardado no cofre, e o tesouro acumulado no coração é mais valioso do que o tesouro do corpo. Portanto, dedique-se em acumular o tesouro do coração.

Se o senhor deseja se livrar-se dos sofrimentos de nascimento e morte que vem suportando por eras eternas e deseja alcançar a suprema iluminação nesta existência, deve despertar para a verdade mística que sempre existiu dentro da sua vida.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL