Pablo PicassoWoody Allen

Mestre de Vida: Vincent van Gogh

Vincent van Gogh Vincent van Gogh 1853 - 1890

Vincent van Gogh

Van Gogh não é um mestre que pode ser representado por palavras ou por uma vida considerada harmônica no sentido usual do termo. A mensagem de Van Gogh foi sua arte e sua vida naquilo que ela tinha de desafio e ruptura com os padrões estabelecidos.

Pintor holandês, considerado uma das figuras mais influentes da história da arte, criou dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas à óleo.

Nasceu em família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo.

Sofria de episódios psicóticos e alucinações e frequentemente negligenciava sua saúde física, não comendo direito e bebendo muito.

Van Gogh não obteve sucesso durante a vida, sendo considerado louco e fracassado.

Escreveu cartas ao irmão, que foram compiladas como “Cartas a Theo”, onde se mostra uma pessoa atormentada diante da sociedade, seus modelos e costumes.

Ensinamentos:

“Penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas”

“Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente”

“O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência. Através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido.”

“Quando sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite e pinto estrelas.”

“Não extingua sua inspiração e sua imaginação; não se torne o escravo do seu modelo.”

“Após a experiência dos ataques repetidos, convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida.”

“Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo.”

“Que a cada dia você tenha paciência para as dificuldades, sensatez para as escolhas, delicadezas para as palavras, coragem para as provas... Ame muitas coisas, porque em amar está a verdadeira força! Quem ama muito conquistará muito! E o que for feito com amor estará bem feito.”

“O coração do homem é muito parecido com o mar, ele tem suas tempestades, suas marés e suas profundezas; ele tem suas pérolas também.”

“A diferença entre uma pessoa antes e depois de se apaixonar é a mesma entre uma lâmpada acessa e outra apagada. A lâmpada estava ali e era boa, mas agora além de tudo, irradia luz, que é sua verdadeira função.”

“Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca julgaram esses perigos como razão suficiente para permanecer em terra.”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL