PitágorasGeorge Bernard Shaw

Mestre de Vida: Marco Aurélio

Marco Aurélio Marco Aurélio 121 d.C - 180 d.C

Marco Aurélio

Marco Aurélio foi imperador romano desde 161 d.C até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras sangrentas contra os partas e contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores romanos e é lembrado como um governante bem-sucedido e bastante culto. Dedicou-se à Filosofia, especialmente, à corrente filosófica conhecida como Estoicismo, tendo escrito uma obra que até hoje é lida, chamada de “Meditações”. Assim, ficou conhecido como o imperador-filósofo, talvez, o único monarca da História com estas qualidades. Foi um excelente guerreiro e administrador exemplar e, ao mesmo tempo, humanizou o exercício do poder. Com Marco Aurélio, a questão central da Filosofia foi o problema de como se deve encarar a vida para que se possa viver bem. Esta questão é tratada com grande dedicação por esse homem muito religioso.

Ensinamentos:

“Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida”

“Ama a modesta profissão que aprendeste e contenta-te com ela.”

“Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.”

“A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.”

“O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele.”

“Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: «Levanto-me para retomar a minha obra de homem”.

“Quanto não ganha em tranquilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos.”

“A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram.”

“Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se a escavares sempre.”

“Aplica-te a todo o instante com toda a atenção... para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos... e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última.”

“Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta.”

“Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora.”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL