Jakob BohemeSamuel Beckett

Mestre de Vida: Paracelso

Paracelso Paracelso 1493-1541

Paracelso

Philippus von Hohenheim nasceu na Suiça e foi médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista. Saiu de casa aos 14 anos em busca da Pedra Filosofal. Venceu a peste e antecipou em 500 anos a cura da sífilis. Depois de formar-se em Medicina, adotou o nome de Paracelso, que significava “para além” de Celso, o médico romano do sec I, Cornelius Celsus, autor de “De Medicine”,a bíblia dos médicos da época. À ele é creditado a criação do nome do elemento zinco. É aclamado

por suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica e da Toxicologia. Sempre possuiu uma aura de sábio e místico e uma obscura reputação de mago. Segundo ele, se o homem, clímax da criação, une em si todos os componentes do mundo como minerais, vegetais, animais e corpos celestes, ele pode adquirir

conhecimento da natureza de modo muito mais directo e interno do que a forma externa de consideração dos objetos pela mente racional.

Ensinamentos:

"A dose faz o veneno."

A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele e ela existe dentro e fora do homem.

Todos são interligados. O céu e a terra, ar e água. Todos são uma s coisa; não quatro, e não duas, e não três, mas um. Se não estiverem juntos, há apenas uma peça incompleta.

O que Deus quer são nossos corações e não as cerimônias, já que com elas a

fé nele perece. Se queremos buscar a Deus, devemos buscá-lo dentro de nós

mesmos, pois fora de nós jamais o encontraremos.

O que uma geração considera como o máximo de saber, é frequentemente

considerado como absurdo em gerações seguintes; e o que, num século,

é considerado como superstição ou iluso, pode formar a base da ciência nos

séculos vindouros.

A natureza constitui o macrocosmo, cujo maior desenvolvimento representado

pelo homem, que, formado pelos mesmos materiais e sujeito s mesmas leis, repete, em si próprio, todos os fenômenos da natureza e está submetido a todas as influências cósmicas e telúricas que regulam o universo

"Cada ser humano é um representante de toda a humanidade. Quando ocorre uma mudança na consciência de um homem, se produz uma mudança na consciência de toda a humanidade."

Como que as faculdades conseguem produzir tantos idiotas? Um médico deve procurar as parteiras, ciganas, feiticeiros, curandeiras e eremitas para aprender com eles.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL