Karl JaspersAngela Davis

Mestre de Vida: Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila Santa Teresa de Ávila 1515 - 1582

Santa Teresa de Ávila

Santa Tereza nasceu em Ávila, Espanha. A educação que os pais lhe deram foi muito sólida. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, se encantou com a vida dos santos.

Quando tinha 12 anos, perdeu a mãe. Com quinze anos, o pai levou-a a estudar no Convento das Agostinianas. Com 17 anos, depois de uma doença grave, a jovem começou a pensar na vida religiosa. Com 21 anos fez os votos e ficou novamente doente, possivelmente, de malária. Depois da morte de seu pai, intensificou á prática da oração, o que jamais abandonou.

Com quase 50 anos, funda um novo convento, onde estabeleceu o ascetismo, a clausura e o silêncio. As freiras viviam na maior pobreza e foram chamadas de “descalças”. Teresa jamais descuidou das coisas práticas da vida e do serviço ao próximo. Sabia utilizar muito bem as coisas materiais para o serviço de Deus. Em certa ocasião disse: - “Teresa, sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e dinheiro, uma potência”.

Ensinamentos:

“Construir grandes casas com o dinheiro dos pobres é muito inconveniente e o Senhor jamais o perdoará”

"Nada te perturbe, Nada te espante, tudo passa, a paciência tudo alcança; quem tem a Deus nada lhe falta.”

“Por nada te angusties, nada te perturbe. A Jesus Cristo segue, com grande entrega, E, venha o que vier, Nada te espante.”

“A porta por onde me vieram tantas graças foi somente a oração: se ela estivesse fechada, eu não saberia de que outra maneira poderia recebê-las. Quando Deus quiser entrar numa alma para ali se deleitar e preenchê-la de bens, apenas esta possibilidade existe porque ele a quer sozinha, pura e desejosa de recebê-lo”

“Quem começou a rezar não deve interromper a oração, em que pesem os pecados cometidos. Com a oração poderá logo soerguer-se, ao passo que sem ela ser-lhe-á muito difícil. Não deixe que o demônio o tente a abandonar a oração por humildade”

“As palavras de Deus fixam-se tão profundamente no espírito que não mais é possível esquecê-las, ao passo que aquelas do intelecto assemelham-se a um pensamento fugaz que subitamente se esvai da mente”

“Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda.”

“Não tenha medo do seu futuro, tenha plena convicção que as bênçãos de Deus irão em sua direção.”

“O Senhor deve vir em nosso socorro na proporção das fadigas que aguentamos por causa do seu amor. E visto que essas angústias são grandes, menores não devem ser as graças.”

“Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais percebemos a gravidade dos nossos defeitos.”

“É uma grande virtude saber ter concórdia com todos e suportar-lhes os defeitos.”

“Muitas vezes o Senhor permite uma queda a fim de manter a alma na mais profunda humildade. Se ela se arrepende e volta a Ele com sinceridade, mais progredirá, conforme sabemos de muitos santos”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL