Baruch SpinozaNise da Silveira

Mestre de Vida: Albert Einstein

Albert Einstein Albert Einstein 1879-1955

Albert Einstein

Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso.

Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: “Einstein” tornou-se um sinónimo de génio da mesma estatura de Isaac Newton, por exemplo. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século”, e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado annus mirabilis (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX.

Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

Além de cientista, Einstein foi um pensador dos temas mais pungentes da modernidade tendo uma extensa gama de pensamentos publicados.

Ensinamentos:

Nenhum dinheiro pode ajudar a humanidade a progredir. Estou plenamente convencido de que toda e qualquer riqueza terrena impede a humanidade de avançar. Só o exemplo das grandes e belas personalidades pode levar-nos a idéias nobres e elevadas. Alguém pode imaginar Moises, Jesus ou Gandhi na posse de altas somas de dinheiro? Num mundo de ódio e violência, o fator dinheiro não é o mais importante; o mais importante e fundamental é a paz entre os homens.”

Quero opor-me a idéia de que a escola tem de ensinar um tipo especial de conhecimento e as técnicas que a pessoa tenha de utilizar mais tarde diretamente na vida. As exigencias da vida são demasiado múltiplas para permitir que uma preparação tão especializada seja possível na escola.Além disto, parece-me digno de objeção tratar o indivíduo como ferramenta morta.A escola deveria sempre ter como alvo que o jovem saisse dela como uma personalidade harmoniosae não como um especialista.

Deveríamos nos abster de pregar aos jovens o exito, no sentido costumeiro, como principal alvo da vida.Pois, atualmente, um homem bem sucedido é aquele que recebe muitode seus semelhantes,geralmente muito mais do que corresponde ao serviço que lhes prestou.O valor de um homem, no entanto,deveria ser avaliado pelo que ele dáe não pelo que ele é cvapaz de receber.

Todos os seres humanos, seja qual for a posição que ocupem na sociedade, estão sofrendo um processo de deterioração. Prisioneiros de seus egoismo sem o saber, sentem-se inseguros, solitários e privadosda pura alegria de viver, simples e sem sofisticação. O homem só pode encontrar sentido na vida, breve e perigosa como é, devotando-se a sociedade.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL