Masaharu TaniguchiMiguel de Unamuno

Mestre de Vida: Ralph Waldo Emerson

Ralph Waldo Emerson Ralph Waldo Emerson 1803 – 1882

Ralph Waldo Emerson

R. W. Emerson foi um foi um famoso pensador, escritor, poeta e orador norte-americano, nascido em Boston, Massachusetts.

O início de sua vida foi marcado pela pobreza, pela frustração e pela doença. Órfão ainda criança de um pastor da Igreja Unitária, foi educado em Harvard e tornou-se pastor também, mas interrompeu essa atividade por divergências doutrinárias sobre a eucaristia.

Conheceuos pensadores britânicos William Wordsworth, Samuel T. Coleridge e Thomas Carlyle, após o que iniciou sua filosofia idealista.

Foi fundador do transcendentalismo, movimento que exerceu notável influência na formação da identidade de seu país. Reuniu, em sua filosofia, elementos do passado e deu-lhes forma literária, exercendoinfluência em vários autores norte americanos, como Henry D. Thoreau, H. Melville, Walt Whitman, Dickinson e Henry James.

O transcendentalismo, para Emerson, é um esforço de introspecção metódica para se chegar além do “eu” superficial ao “eu” profundo, o espírito universal comum a toda a espécie humana.

Ensinamentos:

“O objetivo da vida não é ser feliz. É ser útil, honrado e compassivo, fazendo com que a nossa vida, bem vivida, façaalguma diferença”.

“Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.”

“É fácil viver no mundo conforme a opinião das pessoas. É fácil, na solidão, viver do jeito que se quer. Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão”.

“O que nos outros chamamos de pecado, para nós é experiência”.

“Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso”.

“A maneira de falar e de escrever que nunca passa da moda é a de falar e escrever sinceramente”.

“Os anos ensinam muito do que os dias nunca saberão.”

“A felicidade é um perfume que não podemos espargir sobre os outros, sem que caiam algumas gotas sobre nós mesmos”.

“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você”.

“O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo.”

“Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais.”

“Em toda obra de gênio reconhecemos nossos pensamentos recusados”.

“Nada se obtém sem esforço; e tudo se pode conseguir com ele”.

“O que mais precisamos é uma pessoa que nos obrigue a fazer o que sabemos”.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL