Paulo de TarsoSamuel Beckett

Mestre de Vida: Milarepa

Milarepa Milarepa 1040-1123 dc

Milarepa

Jetsun Milarepa é considerado umsanto na Índia e o maior iogue da história do Tibete.A vida de Milarepa contém relatos de acontecimentos incomuns. Ele é um exemplo dos grandes ensinamentos dos Iogues da Índia, incluindo Gautama Buda. Em suas palavras e atos estão traçados, também, notáveis paralelos com Jesus, no Sermão da Montanha.

Milarepa nasceu numa família de camponeses, perdendo seu pai ainda criança. Por sua paranormalidade e excelência, foi aconselhado a procurar o grande mestre Marpa que lhe orientou: “você obterá a sabedoria com a sua própria perseverança”.Milarepa entendia que o importante era a percepção de que a origem dos problemas das nossas vidas não estava no exterior, mas tudo ocorre sempre de acordo com nossa disposição mental. “O difícil é produzir atitudes mentais positivas. É trabalhoso, mas os benefícios são garantidos” - disse.

Ensinamentos:

“Ter poucos desejos e encontrar satisfação em coisas simples, eis o sinal de um homem superior.”

Acostumado a meditar longamente sobre as secretas verdades escolhidas, esquecí-me de tudo o que dizem as obras manuscritas e impressas. Acostumado, por muito tempo, a aplicar toda nova experiência no meu próprio crescimento espiritual, esquecí-me dos credos e dos dogmas. Acostumado, por muito tempo, a conhecer o sentido do indizível, esquecí-me do meio de achar as raízes dos verbos e a fonte das palavras e frases.

A vida é breve e a hora da morte incerta, portanto, aplicai-vos a meditação, evitai fazer o mal e procura adquirir o mérito no máximo de vossas capacidades, mesmo ao preço da própria vida. Agi de modo que não voz sintais envergonhados.

Os oito anseios mundanos são: [1] querer ser amado; [2] não querer ser criticado; [3] querer ganhar; [4] não querer perder; [5] querer ter prazer; [6] não querer ter desconforto;[7] querer ser reconhecido; [8] não querer ser ignorado.

“Medite na natureza não nascida de sua mente: Como o espaço, sem centro, sem limite; Como o sol e a lua, brilhante a clara; Como a montanha, imóvel, inabalável; Como o oceano, profundo, imensurável.”

O desejo em excesso provoca confusão mental.

Não dês curso ao teu desejo por distrações, mas exercita o teu intelecto; se a tentação deres curso, tua devoção se espalhará ao vento.

Se perguntais se o mau karma pode ser neutralizado ou não, sabei então que ele é neutralizado pelo desejo da bondade.

Arrepender-se e confessar os pecados passados, aos pés do guru e das divindades, jurar jamais cometer um pecado no futuro, estes são os caminhosmais curtos para uma rápida expiação das más ações.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL