Ramana MaharishWoody Allen

Mestre de Vida: Bagwan Sree Rajnesh (Osho)

Bagwan Sree Rajnesh (Osho) Bagwan Sree Rajnesh (Osho) 1931 - 1990

Bagwan Sree Rajnesh (Osho)

Osho foi um dos mestres iluminados mais controversos que existiram. Professor de Filosofia em Bombaim (Índia), criou comunidades no Oregon (EUA) e em Poona (Índia). Enfatizou a importância de se mergulhar no mais profundo silêncio interior, pois somente através da meditação se poderia atingir a verdade e o amor, sem intermediários como sacerdotes, políticos, intelectuais ou ele mesmo. Para Osho, a Vida é um milagre e a nossa única postura deveria ser a gratidão e a celebração. Osho foi um crítico mordaz das tradições e das autoridades estabelecidas que, na sua opinião, obstavam a busca da realização e libertação.

Ensinamentos:

“Onde você estiver, é sempre o início. É por isso que a vida é tão bela, tão jovem, tão virgem.”

“O novo homem será o verdadeiro sal da terra, interessado em como aumentar as alegrias da vida, os prazeres da vida; em mais criatividade, mais beleza, mais humanidade, mais compaixão. Podemos sofrer uma total transformação; podemos criar pessoas inocentes, pessoas amorosas, pessoas que respiram em liberdade, pessoas que ajudam umas as outras a serem livres, que alimentam a criatividade umas das outras, que alimentam a dignidade e o respeito a cada um.”

“Você foi educado por pessoas que não se realizaram.(...) Simplesmente sinta compaixão por elas. Os pais, os professores do colégio e da universidade, os chamados líderes da sociedade, eles são péssoas infelizes. Eles criaram um padrão infeliz em você.”

“Quando uma flor nasce no meio de uma selva, ela não está preocupada se alguém vai passar por ali, ‘para conhecer a linda fragrância que ela está liberando’, ela simplesmente libera a fragrância. Se ela alcançar alguém para cheirá-la, ótimo; se ela não alcançar, qual o problema? A flor desabrochou, ela se ofereceu ao universo. Agora fica por conta do universo fazer o que quiser com ela.”

“Não pergunte a ninguém como viver a vida. A vida é tão preciosa! Viva-a. Não estou dizendo que você não cometerá erros; cometerá. Lembre-se apenas de uma coisa: não cometa o mesmo erro duas vezes. Só isso. Se puder encontrar um novo erro a cada dia, faça-o. Mas não repita erros, pois isso é uma tolice. Um homem que pode encontrar novos erros para cometer, cresce continuamente. Esta é a única maneira de aprender, é a única maneira de chegar à própria luz interior.”

“O amor também representa o centro mais interno da própria existência. A existência não é indiferente a você, ela não é distanciada. Ela está envolvida com você, ela cuida de você. Ela pode não cuidar do jeito como você queria ser cuidado, mas ainda assim, ela cuida da maneira que lhe é própria.”

“O maior desafio é o abandono da mente, porque só quando a mente cessa Deus pode existir.”

“Ouça as proposições de Deus e mantenha as suas para si mesmo. Fique quieto. Ouça o que o todo está qurendo - não tente ter os seus objetivos privados, não peça nada individualmente - o todo se move em direção ao seu destino. Seja apenas parte dele. Coopere. Não entre em conflito. Renda-se a ele. Não se zangue com a Vida. Não é ela que o está frustrando, é você que não a ouve. A dor acontece porque você está desejando alguma coisa que não é possível. Isto não vem da Vida, vem das suas expectativas.”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL