Thich Nhat HanhAngela Davis

Mestre de Vida: Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore Rabindranath Tagore 1861 - 1941

Rabindranath Tagore

Escritor indiano,poeta e educador, Tagore foi, ao lado de Gandhi, uma das figuras mais populares e queridas da Índia contemporânea. Depois da educação tradicional na Índia, completou a formação na Inglaterra entre os anos de 1878 e 1880. Começou sua carreira poética com volumes de versos em língua bengali. Em 1931, recebeu o prêmio Nobel de literatura. Desde então, traduziu seus livros para o inglês, a fim de lhes garantir maior difusão.

Em suas poesias, Tagore oferece ao mundo uma mensagem humanitária e universalista. Seu mais famoso volume de poesias é Gitãñjali (Oferenda poética). Fundou, em 1901, uma escola de filosofia em Santiniketan, que, em 1921, foi transformada em universidade. Tagoretraz, através de sua poesia, um lirismo à sabedoria e mística universal e, ao mesmo tempo queencanta, instrui.Foi, sem dúvida, um dos grandes sábios da Índia.

Ensinamentos:

Se fechares a porta a todos os erros, a verdade ficará lá fora.

A música sente o infinito no ar; a pintura o sente na Terra. O poesia o sente na Terra e no ar porque sua palavra tem o sentido que caminha e a melodia que voa.

Aquele que carrega sua lâmpada às costas não lança adiante senão a sua sombra

Ao arremessa-la, disse o arco baixinho à flecha: “A tua liberdade me pertence”.

Quando chove, o cheiro da terra molhada eleva-se como o canto imenso de louvor da multidão silenciosa das coisas insignificantes.

A ilusão da sabedoria é como a névoa do amanhecer.

A quem veneras neste recanto solitário e escuro dum templo de portas fechadas?

Abre teus olhos e vê que teu Deus não está diante de ti! Ele está onde o agricultor está lavrando o chão duro e onde o pedreiro está rachando pedras. Ele está com eles no sol e na chuva, e sua roupa está coberta de poeira.(...)Libertação? Onde se encontra esta libertação?(...) Sai de tuas meditações e deixa de lado tuas flores e o incenso! Que mal há se tuas roupas ficam gastas e manchadas? Encontra-o e fica com Ele na faina e no suor de tua face.

Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona.

O trabalho só nos cansa, se não nos dedicarmos a ele com alegria.

É tão fácil esmagar, em nome da liberdade exterior, a liberdade interior.

Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens.

A borboleta conta momentos e não meses, e tem tempo de sobra.

“Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei.”

“Carrega de ouro as asas do pássaro e ele nunca mais voará pelo céu.”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL