ConfúcioNise da Silveira

Mestre de Vida: Lao Tsé

Lao Tsé Lao Tsé Sec VI ac

Lao Tsé

Lao Tsé,Lao Tzu ou Lao Zi foi um famoso filósofo chinês. Ele é associado com as origens de uma das mais conhecidas religiôes orientais, o Taoismo. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, e o processo de domesticação deste animal foi associado, mais tarde, no zen budismo, ao caminho da sabedoria e da iluminação.

A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching (King). A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Nesta obra, Lao Tsé propõe a apreensão do mistério da existência e suas palavras vão além da forma do próprio texto.

Alguns consideram Lao Tse um personagem mítico, no limiar das lendas. Uma destas lendas conta que ele nasceu com a aparência de um velho, por isto teria recebido este nome (“Lao Zi” significa literalmente “velho mestre”). Uma outra lenda conta que, já bem velho, quando ia iniciar uma longa jornada eremita paralonge de sua terra natal, um dos guardas da fronteira exigiu que ele escrevesse um livro sobre sua filosofia para que esta não se perdesse. Este livro foi o Tao Te King

Ensinamentos:

“A libertação do desejo conduz à paz interior”

“Não há pecado maior do que o excesso da ganância. Não há mal maior do que querer sempre mais. Não há maior calamidade do que a mania de sucesso”

“Revela a experiência que o mundo não pode ser plasmado a força. O mundo é uma entidade espiritual que se plasma por suas próprias leis. Decretar ordem por violência é crear desordem. Querer consolidar o mundo a força é destrui-lo. Porquanto, cada membro tem sua função peculiar: Uns devem avançar, outros devem parar. Uns devem clamar, outros devem calar. Uns são fortes em si mesmos, outros devem ser escorados. Quem segue a luz interna não sucumbe a morte, é imortal. Quem vive na essência não se prende a nenhuma aparência. Quanta confiança recebe cada um, quanta confiança ele der”.

“A ética genuina só existe onde o homem vive dentro de sua fonte e age pela natureza de seu coração”.

“Sossega teu coração. Tu vives no seio da mãe do Universo”.

“A norma suprema para conduzir, está em ser conduzido pelo Poder Supremo.

Quem harmoniza seus atos com o Tao da realidade, se torna um com ele”.

“Onde o interesse determina o agir, estes princípios não podem ser prescritos”.

“O sábio atinge a sabedoria sem erudição. Alcança sua meta sem esforço. Termina sua jornada sem viajar”.

“Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa”.

“Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão”.

“Quando a obra dos melhores chefes fica concluída, o povo diz: fomos nós que a fizemos”.

“A felicidade nasce da infelicidade; a infelicidade está escondida no seio da felicidade”.

“Aquele que tudo julga fácil, encontrará muitas dificuldades”.

“O homem sábio / rejeita o excesso / rejeita a prodigalidade / rejeita a grandeza”.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL