BudaAnatole France

Mestre de Vida: Maomé

Maomé Maomé 570 - 632 dc

Maomé

Maomé ou Mohammednasceu em Meca e foi um líder religioso e político árabe. Ele unificou as várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas do império islâmico que se estendeu até à Europa.

Orfão, Maomé foi um mercador viajante na primeira parte de sua vida. Mais tarde, adquiriu o hábito de retirar-se para orar e meditar nos montes perto de Meca. Em 610, quando Maomé tinha quarenta anos, foi visitado pelo anjo Gabriel que lhe ordenou que recitasseversos enviados por Deus, integrados, mais tarde, no Alcorão. Gabriel comunicou-lhe que fora escolhido como último profeta enviado à humanidade.

Muitos habitantes de Meca rejeitaram a sua mensagem e o perseguíram. Em Medina, Maomé tornou-se chefe da primeira comunidade muçulmana. Seguiram-se batalhas entre os habitantes de Meca e Medina, que terminaramcom a vitória de Maomé e seus seguidores.

Por altura da sua morte, Maomé tinha unificado praticamente a Arábia, sob o signo de uma nova religião, o Islam. Em árabe, Islam significa “pureza”, pela submissão à vontade de Allah, que é a denominação para o Deus uno de perfeição e beleza infinitas.

Um dos motivos da luta entre sunitas e xiitas é saber quem deveria liderar o islamismo depois da morte do profeta, e também quem teria a “propriedade” da interpretação correta da palavra de Deus.

Ensinamentos:

Propusemos a fé ao céu, à Terra, às montanhas; eles se negaram a assumi-la; tremeram com medo de recebe-la. O homem assumiu-a e se tornou injusto e insensato

Quando a desgraça fere o homem, ele se enche de impaciência; quando a felicidade o alcança, ele se torna insolente.

Como? Amais a vida que passa, e negligenciais o além?

Ele é Deus, o Único! Deus! O absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!

Eis que esta vida presente é apenas um passatempo e uma recreação: mas certamente a futura mansão é, em verdade, a vida!

Terão uma parte do Reino Celeste aqueles que não seriam capazes de dar aos homens mesmo a concavidade de um caroço de tâmara?

Quanto aos que não crêem em seu senhor, suas obras se parecem com as cinzas de que o vento se apossa em dia de tempestade. Não terão poder sobre o que fizeram.

Uma boa palavra é como uma boa árvore cujas raízes sólidas e cujos ramos vão até o céu. Ela dá seus frutos em todas as estações, com a permissão do senhor.

O homem reza para alcançar o mal, como reza pelo bem. O homem é sempre muito apressado.

Quanto aos incréus, suas obras são como a miragem da planície; aquele que tem sede toma aquilo por água, até que chega e não encontra coisa alguma.

Todo aquele que ajusta os seus pesos pelos do mentiroso, cai na deficiência e na falsidade e sua inteligência se torna confusa.

Tu que dizes “Amanhã”, aprende isto, que em todos os dias que o tempo traz, as árvores daninhas crescem vigorosas e trona-se cada vez mais dificil arranca-las. O espinheiro está crescendo e ficando mais forte; enquanto aquele que deveria arranca-lo está ficando mais velho e decadente. O espinheiro a cada dia se torna mais verde e novo.; o seu arrancador a cada dia mais macilento e mais fraco. Ele está se tornando mais jovem e tu te tornando mais velho; anda depressa, portanto, e não percas o teu tempo.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL