AristótelesSamuel Beckett

Mestre de Vida: George Bernard Shaw

George Bernard Shaw George Bernard Shaw 1856 - 1950

George Bernard Shaw

Bernard Shaw foi um dramaturgo, romancista e jornalista irlandês. Cofundador da London School of Economics, foi também autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista.

Nasceu em Dublin, Irlanda, oriundo de família protestante. Teve uma educação irregular, devido à sua resistência a qualquer tipo de treinamento mais rígido. Tornou-se então autodidata, levou adiante a sua própria educação no British Museum e interessou-se profundamente por assuntos culturais, como a música e as letras. Irritou-se profundamente com a exploração dos trabalhadores em sua época. Tornou-se um socialista ardente. Tornou-se um orador dedicado à promoção de causas, que incluem direitos iguais para homens e mulheres e o alívio dos abusos aos trabalhadores.

Ele e o cantor Bob Dylan são os únicos premiados com um Prêmio Nobel e um Óscar. No caso de Shaw, foi por suas contribuições para a literatura e para o filme Pygmalion, respectivamente. Shaw quis recusar o Prémio Nobel, pois não tinha desejo de honrarias públicas, mas aceitou-o a mando de sua esposa: ela considerou uma homenagem à Irlanda.

Ensinamentos:

Não há um lado mau da vida: a vida é una

Há uma única religião, embora haja centenas de versões da mesma.“

Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem ‘Por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não?“

As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem encontrá-las, elas as fazem.“

A escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época sob a forma do trabalho livremente assalariado.“

O único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que eu caiba nelas.“

Progresso é impossível sem mudança, e esses que não podem mudar suas mentes não podem mudar coisa nenhuma.“

„O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato.“

Não paramos de brincar porque envelhecemos; ficamos mais velhos porque paramos de brincar

„Precisamos de algumas pessoas malucas, vejam só para onde as pessoas normais nos levaram.“

„A maior parte dos prazeres elegantes são miseráveis demais para que neles se possa pensar. Por isso o intelecto é tão impopular.“

A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente.“

Não é a incredulidade que é perigosa para nossa sociedade; é a crença.“

VOLTAR À PÁGINA INICIAL