Charles ChapinAriano Suasssuna

Mestre de Vida: Aristóteles

Aristóteles Aristóteles 384 a.C - 322 a.C

Aristóteles

Filho do médico do Rei Amintas da Macedônia, Aristóteles tornou-se um grande filósofo. Considerado o melhor aluno de Platão na Academia, não herdou o posto do mestre por discordar de alguns pontos de sua doutrina. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, metafísica, poesia, lógica, retórica, ética, política, biologia e zoologia. Juntamente com Sócrates e Platão é considerado um dos fundadores da Filosofia ocidental. Em 343 a.C. tornou-se tutor de Alexandre, o Grande, na época, com treze anos de idade, que será o grande conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assumiu o trono da Macedônia e conquistou toda a Grécia , Aristóteles volta então para Atenas onde cria a sua própria escola, o Liceu. Diferente do idealismo racionalista de Platão, Aristóteles era um realista e empírico, tendo criado as bases da Ciência moderna. Foi um pensador de tal magnitude que suas teorias foram fundamentais para estruturar o Cristianismo da Igreja, através de Santo Thomás de Aquino, junção que ficou conhecida da como Filosofia Aristotélico-Tomista. Quando Alexandre, o Grande morreu, Aristóteles teve que sair de Atenas, com receio de ser acusado de traição por ter apoiado o governo de Alexandre.

Ensinamentos:

Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça com armas na mão?

O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem

A multidão mais grosseira considera que o bem é o prazer, e consequentemente adoram uma vida de gratificação. Assim, parecem completamente escravizados, dado escolherem uma vida que pertence aos ruminantes. Mas têm realmente um argumento em sua defesa, dado que muitos dos poderosos têm a mesma convicção.

A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar a sua aparência.

O Amor é o estado em que melhor as pessoas vêem as coisas como realmente elas são.

O homem solitário é uma besta ou um deus.

A cultura é o melhor conforto para a velhice.

O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

Considero mais corajoso alguém que vence os seus desejos do que aquele que conquista os seus inimigos, porque a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo

Só existe felicidade onde há virtude e esforço sério, porque a vida não é um jogo

Se as coisas não acontecem como desejamos, deveríamos desejá-las do modo que elas acontecem.

A virtude moral é consequência do habito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos; controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL