24/01/2019

Uma frase pode mudar tudo

Vera Calvet Vera Calvet
"O arquétipo para o próximo ano é o 19, que no Tarot corresponde ao sol! Arquétipo que significa a verdade, a luz, força e energia solar para clarear nossas mentes, emoções, situações, relacionamentos ..."

Estamos dando adeus a 2018. E a maioria das pessoas dirá: “Tchau! Já vai tarde!”

Este foi um ano especialmente difícil para todos com quem conversei! Não sou supersticiosa, mas o número 18 tem relação com uma das mais complicadas cartas do Tarot: A Lua. Arquétipo que ativa nossas emoções, o medo e o inconsciente. Coincidência ou não, foi um ano onde os medos vieram à tona e as emoções conturbadas deram uma surra em todos!

Por conta dessa avalanche emocional, os relacionamentos em geral sofreram grandes golpes. Alguns com mágoas irremediáveis. Pudera, pois quando alguém está emocionalmente apertado e desabafa sem muito cuidado com outra pessoa, que também esteja em momento emocional delicado, o choque e a discórdia é uma consequência inevitável. Alguém sempre sai magoado desses confrontos! E basta uma frase atravessada, impaciente ou indelicada para que o “caldo entorne”!

Houve muito “caldo entornado” durante este ano! Pacientes e alunos me relatavam, o tempo todo durante o ano, inúmeras discórdias, discussões e desentendimentos, por vezes bastante descabidos! Descabidos, pois a maioria poderia ter sido evitada se apenas uma das pessoas envolvidas tivesse tido o bom senso de interromper o processo antes que fosse tarde demais, seja se afastando, evitando o calor do momento, esfriando a cabeça para posteriormente voltar ao assunto ou abordando o tema de outra forma. Enfim, lembrando de observar a si mesmo e ao outro antes de reagir. Mas o arquétipo 18 estava ativo e poucos foram os que conseguiram lidar bem com ele! Só caiam em si após o evento desastroso! Alguns se arrependeram do que disseram sem pensar, outros não conseguiam perdoar o que ouviram! Incrível como tudo de bom e positivo que possa haver em um relacionamento ou situação, fica tão frágil, esquecido ou diminuído quando uma frase dita de forma torta ou no momento errado, é proferida!

A frase torta parece assumir proporções imensas, invalidando tudo de positivo que havia sido construído anteriormente! Será mesmo que alguns breves segundos têm mais poder do que tudo o que foi positivamente construído anteriormente? Não creio! Mas quando as emoções afloram e são vomitadas, entopem os ouvidos e endurecem os corações!

Se houve uma grande lição para todos nós este ano, certamente foi a de prestarmos mais atenção aos nossos medos e o quanto esses medos foram muito mais ilusões emocionais do que realidades, propriamente! Quantos desses medos se concretizaram de fato? Ouso responder que poucos ou nenhum! Foi como se tivesse sido um ano de ilusões promovidas pelas emoções. Provocações e discórdias causadas pelas crenças medrosas de cada um de nós! Mas agora chega disso! Se comprometa a ser mais cuidadoso com as palavras! E se uma frase pode mudar tudo, sugiro que diga muitas vezes e para muitas pessoas as frases: “Eu te amo!” Eu te admiro!” “Você é muito importante na minha vida!”

Que bom! O arquétipo para o próximo ano é o 19, que no Tarot corresponde ao sol! Arquétipo que significa a verdade, a luz, força e energia solar para clarear nossas mentes, emoções, situações, relacionamentos e corações!

Que venha! Estamos prontos! E saiba que você, querido leitor, é muito importante na minha vida! Gratidão por ter estado comigo durante este ano!

Desejo um 2019 de muita luz, concretizações, saúde e força para todos!

Por: Vera Calvet

Vera Calvet é arquiteta, vice-presidente do Instituto Ráshuah do Brasil - Núcleo de Meditação e Terapias. Psicoterapeuta, escritora, instrutora de meditação e palestrante. Desenvolveu métodos terapêuticos voltados ao autoconhecimento e técnicas de Meditação, ministrados em todas as unidades do Instituto Ráshuah no Brasil e no exterior: http://www.rashuah.com.br

VOLTAR À PÁGINA INICIAL